Ideias e factos

 

Como a política aborda a crise climática

A  emergência climática «já é, e vai-se tornar ainda mais nos próximos anos, a questão política central da nossa época». (mais…)

Fenómenos meteorológicos extremos

«Tudo indica que os anos futuros vão trazer mais do mesmo ou pior, porque as causas do problema não estão a ser eliminadas», afirma Filipe Duarte Santos. (mais…)

Leituras breves, num tom informal

Esteja agora em férias ou não, estes são artigos que parecem conversar com o leitor. Não custam a digerir e trazem bom proveito, claro. (mais…)

“Estaleiros de esperança”

Esta expressão do Papa, carregada de sentido, foi repetida por Guilherme d’Oliveira Martins, no 7Margens (23jul2019), num texto que recomendamos. (mais…)

Reflexão em tempo de férias

Eis um texto – Reflexão Laudato si’ – da Noémia Simões, membro a título individual da Rede, que partilha uma reflexão em tempo de férias, inspirada na carta encíclica Laudato si’.

 

Já estamos a usar as reservas

A Humanidade esgotou os recursos naturais disponíveis para este ano no dia 29 de Julho, três dias mais cedo do que no ano passado. (mais…)

OPEP preocupada é bom sinal

Greta Thunberg e outros activistas ficaram animados por ver a preocupação manifestada pelo secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo. (mais…)

Pegada ecológica no mundo e nos continentes

É um problema “em crescimento”, diz o artigo de um especialista brasileiro em Demografia que reflecte sobre sustentabilidade no padrão de vida da população mundial e como não degradar as condições ambientais. (mais…)

Também o teatro nos põe a pensar

O TUT, que esteve no encontro “Também somos Terra” no ano passado, propõe-nos agora «um tema premente para começar: a investigação acerca das alterações climáticas». (mais…)

Portugal já está a consumir recursos do próximo ano

A pegada ecológica dos portugueses é insustentável e o mais preocupante é que “dívida ambiental” portuguesa tem vindo a aumentar, diz a Zero. (mais…)

Loading...

Subscrever a nossa newsletter

Mantemos os seus dados privados e apenas partilharemos os seus dados com terceiros que sejam compatíveis com este funcionamento. Leia a nossa política de privacidade.

Arquivo