Com este título, será um texto a divagar? Não, trata-se de três artigos publicados na Mesa-Redonda – missão “onlife”, onde a Rede mantém a sua colaboração.
A REDE contribui periodicamente para página Mesa-Redonda – missão “onlife”, que é «um espaço de reflexão que os Padres Vicentinos procuram oferecer à Igreja e à sociedade portuguesa». Alternando com outros colaboradores, diferentes membros da REDE têm escrito para a secção Casa Comum, desde Março 2021. Referimos aqui os três últimos artigos.
«Ecologia e Educação», de Miguel Serra, 22.11.2023
É urgente nos tempos de hoje uma verdadeira e séria reflexão sobre a educação ecológica nas escolas. O tão conhecido programa Eco-Escolas, necessário e importante, carece de uma abordagem mais profunda e integral, voltado para uma mudança de paradigma no pensamento dos jovens. A grande questão centra-se na importância de uma educação que promova a consciência de que somos parte integrante de toda a Criação, através da assimilação de valores como a solidariedade, a empatia e a responsabilidade. Precisamos de uma educação que forme não apenas para o fazer, mas principalmente para o ser, a fim de formar uma sociedade mais sustentável, cuidadosa, e consciente de que “Tudo está interligado”.
«A Política Sublime Vocação», de Juan Ambrosio, 06.03.2024
O exercício da política, a todos os níveis, e em todas as geografias, esta sob uma enorme suspeita. […] Dos políticos diz-se e pensa-se que estão mais focados nos seus interesses particulares e nos do seu grupo, do que verdadeiramente no interesse geral dos cidadãos que são chamados a servir.
[…] algumas linhas de força presentes no capítulo V da Encíclica Fratelli Tuti, cujo título – A política melhor – bem pode servir de inspiração no exercício dos cargos políticos. O capítulo começa logo com esta forte afirmação: “Para se tornar possível o desenvolvimento duma comunidade mundial capaz de realizar a fraternidade a partir de povos e nações que vivam a amizade social, é necessária a política melhor, a política colocada ao serviço do verdadeiro bem comum. (n.º 154)
«Pensar em Ecologia integral, sonhar o futuro», de Rita Veiga, 31.07.2024
Soa às vezes como um estribilho que estes são “tempos sombrios”. Mas não nos conformemos. ESPERANÇA é uma palavra para escrever em maiúsculas, para vermos na realidade mais do que as más notícias e razões de preocupação. Então, e não é empolgante saber que o Criador sempre conta connosco, que o Espírito deseja levar-nos mais longe do que imaginávamos?
Deus, que nos chama a uma generosa entrega e a oferecer-Lhe tudo, também nos dá as forças e a luz de que necessitamos para prosseguir. No coração deste mundo, permanece presente o Senhor da vida que tanto nos ama. Não nos abandona, não nos deixa sozinhos, porque Se uniu definitivamente à nossa terra e o seu amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos. Que Ele seja louvado! (LS 245)