Focos de conversão ecológica

Apresentação

  1. Cuidar da Casa Comum é uma iniciativa de uma rede de instituições, obras e movimentos da Igreja Católica e pessoas a título individual. Propõe-se contribuir para a prossecução dos seguintes objectivos:
  • Aprofundar e difundir o pensamento da encíclica Laudato si’ – Sobre o cuidado da casa comum, nomeadamente no âmbito das respectivas instituições, organizações, obras e movimentos.
  • Acompanhar, no espaço eclesial, as questões ecológicas de âmbito nacional e mundial, evidenciando as suas causas e consequências e equacionando-as à luz da encíclica Laudato si’, de modo a promover a tomada de consciência colectiva acerca da sua relevância e urgência.
  • Promover nas comunidades cristãs e nos respectivos espaços (paróquias, escolas, obras, movimentos e comunidades eclesiais) uma efectiva conversão ecológica e sugerir caminhos de actuação concreta com vista à adopção de procedimentos coerentes com uma ecologia integral.
  • Proporcionar instrumentos de análise que permitam pensar o futuro do Planeta, da Humanidade e da sociedade global de que somos parte.
  • Aprofundar e difundir a teologia da Criação.
  • Incentivar a celebração em comum do Dia Mundial da Criação.
  1. Para a prossecução destes objectivos, a Rede, além de outras iniciativas, promove a criação de grupos locais empenhados na promoção de uma ecologia integral (focos de conversão ecológica) aos quais proporcionará instrumentos de aprofundamento da encíclica Laudato si’ e guiões com sugestões para iniciativas de conversão ecológica.
  2. Com idêntica finalidade, a Rede propõe-se criar e manter um sítio na net com vista a promover a difusão do pensamento da encíclica Laudato si’, incentivar a reflexão sobre estilos de vida pessoal e colectiva em favor de uma ecologia integral, partilhar testemunhos de gestos e comportamentos de ecologia integral, fazer pontes com iniciativas relevantes que ocorram no espaço eclesial e na sociedade civil.
  3. A Rede é uma plataforma aberta à participação ecuménica, animada por uma Comissão de Coordenação, apoiada por uma Comissão Executiva, uma Comissão de apoio teológico e científico e uma Comissão de informação e documentação.

 

 

Convite

Venha fazer parte desta Rede, criando na sua paróquia um “foco de conversão ecológica”.

Os “focos” são pequenos grupos (entre 5 e 10 pessoas) constituídos para responder aos apelos do papa Francisco na encíclica Laudato si’, designadamente para fomentar uma conversão ecológica no seio da respectiva comunidade.

Os focos têm por missão escutar o grito da nossa Casa Comum “contra o mal que lhe provocamos”, identificar, na vida quotidiana, “o uso irresponsável” dos bens da Terra, criar no seio das respectivas comunidades pontes de diálogo com vista à construção de uma ecologia integral, tanto no plano dos comportamentos individuais com nas opções e práticas das comunidades da sua área de influência.

Os focos procurarão realizar na sua paróquia sessões de divulgação da encíclica Laudato si’ e de sensibilização acerca das questões ecológicas, nomeadamente sobre a poluição ambiental, as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, as desigualdades e a exclusão social.

Os focos promoverão espaços celebrativos e de oração nas comunidades a que pertencem.

Cada foco compromete-se a partilhar a sua experiência de reflexão e acção com os demais através da plataforma da Rede.

Cada foco designará um dos seus membros para o representar na Rede.

Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa. (Laudato si’, 217)

 

 

 

 

 

Para os focos de conversão ecológica

 

Coordenadas de Acção para a Ecologia Integral

As Coordenadas de Acção propõem aos focos uma abordagem virada para concretizações, com vista a proceder às correcções de rota e às mudanças que é urgente operarmos para cumprir o papel que nos cabe de cuidadores da casa comum. Novo material de apoio pensado para os grupos que têm vindo a fazer caminho usando os primeiros textos de apoio, consistem de um conjunto de cinco textos breves sobre cada uma das temáticas em que se desdobra o conceito de ecologia integral. 

  • Apresentação.
  • Tema 1 – Ecologia integral: ambiental, económica e social (clima).
  • Tema 2 – Ecologia integral e cultural (biodiversidade).
  • Tema 3 – Ecologia integral e vida quotidiana (água).
  • Tema 4 – Ecologia integral e bem comum.
  • Tema 5 – Ecologia integral e justiça geracional (desigualdades planetárias).

O propósito destes novos temas é incentivar o empenhamento pessoal, mas também de grupos e comunidades, em empreender caminhos de concretização de mudanças necessárias em direcção a uma ecologia integral, ou seja, uma relação harmoniosa e sustentável entre o ambiente físico e a sociedade humana que o habita, em conjunto com os demais seres.

Os textos de apoio (ver abaixo) são propostos aos focos recém-formados: cinco guiões para cinco ou mais reuniões dos grupos. 

Já agora, continuando a “descer” nesta página, encontram-se ligações para pequenos vídeos adequados à animação de grupos juvenis e um Plano para Acção com crianças e jovens

 

Textos de apoio 

 

Vídeos sobre o ambiente e alterações climáticas

Esta selecção de vídeos destina-se a facilitar o começo de conversa ou a dinamizar uma reflexão-diálogo com crianças ou com jovens.

Para animadores de crianças e jovens… é o título na nossa secção de Links onde se encontram mais algumas ligações para materiais que a CAFOD disponibiliza, em inglês.

 

Textos de apoio para focos escolares

Este conjunto de textos de apoio foi elaborado a pensar nas iniciativas promovidas em meios escolares e afins. São seis guiões, da autoria de Leonor Caracóis, destinados em particular às acções que visam, por um lado, sensibilizar crianças e jovens, bem como comunidades educativas no seu todo, para a conversão ecológica e, por outro, encorajar as mudanças. Sempre inspirados na carta encíclica Laudato si’, as suas linhas de rumo apontam para a necessidade, e urgência, de rever e alterar comportamentos e estilos de vida que não são sustentáveis.

Atendendo a que faz todo o sentido que cresçam focos de ecologia integral também em meios não confessionais, onde as pessoas assumem igualmente a sua responsabilidade no cuidado desta nossa casa comum, é sugerido para a conclusão de cada encontro, em alternativa, ou um momento de oração ou um tempo de reflexão em silêncio.

 

Plano para acção com crianças e jovens

No âmbito da colaboração entre a Sociedade de Ética Ambiental (SEA) e a rede Cuidar da Casa Comum, Maria José Varandas disponibilizou esta proposta de acção que vai ao encontro da reconhecida necessidade de um trabalho pedagógico junto de crianças e adolescentes. Sempre com a encíclica Laudato Si’ como pano de fundo, o programa pretende contrariar a versão antropocêntrica culturalmente dominante e, ao mesmo tempo, motivar para a acção ambientalmente comprometida e responsável.

 

Jograis da Terra

Uma peça teatral apresentada no Festival da Criação, na paróquia do Campo Grande, pelo Foco de Conversão Ecológica, no dia 2 de Junho de 2019. Os textos, da autoria de Maria Helena Salema, são inspirados na Bíblia e na encíclica  Laudato si’. Destinam-se a ser uns declamados, outros cantados, acompanhados de música. Encontra aqui uma breve explicação para realizar esta actividade, bem como o texto integral.

 

Ecodiagnóstico – Parte 1: Meio físico

CONTAMOS COM TODOS E COM CADA UM EM PARTICULAR.

O ecodiagnóstico é uma ferramenta criada a pensar numa maneira mais expedita de apoiar todos os grupos e comunidades, ou mesmo pessoas a título individual, empenhados no cuidado da casa comum. Esta proposta da Rede ajudar-nos-á a conhecer o que estamos a fazer para responder à actual crise ecológica.

Interessa compreender a situação em que nos encontramos de modo a alcançar uma maior consciencialização e a escolher o agir que melhor nos leve a exercer a nossa responsabilidade pelo futuro da casa comum. É uma abordagem concreta que permite aferir dos passos dados ou a dar, seja nas paróquias, nas suas actividades, na gestão dos recursos e dos espaços, seja em comunidades religiosas e nas sua obras, nos colégios católicos ou nos diferentes espaços eclesiais.

Sugere mudanças a fazer, um novo olhar, outras escolhas e comportamentos. Não se trata de uma avaliação, mas de um conjunto de pistas para motivar. Esta Parte 1 incide, para já, sobre questões do meio ambiente, apresentadas por tópicos.

O ecodiagnóstico é disponibilizado aqui em formato pdf, para permitir que o imprimam se desejarem manuseá-lo na reunião de grupo, preparando em conjunto as respostas que depois um membro tomará a seu cargo preencher on line. As respostas devem ser submetidas até 31 de Julho. Com as conclusões que obtiverem será mais fácil traçar um rumo para melhor cuidar da casa comum. 

[NOTA de esclarecimento: O ecodiagnóstico foi inicialmente submetido online, tendo sido elaborada uma avaliação do “estado da arte”, como se explica a seguir.]  

Com as respostas, traçou-se um quadro conjunto da Igreja ao serviço da ecologia integral, o qual foi apresentado, a 29 de Setembro (2018), na sessão de encerramento do Tempo para a Criação.

TOME(M) A INICIATIVA. 

OBRIGADO.