Quem Somos

 

  1. Cuidar da Casa Comum é uma iniciativa de uma rede de instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como pessoas a título individual. Propõe-se contribuir para a prossecução dos seguintes objectivos;
  • Aprofundar e difundir a encíclica Laudato si’ – Sobre o cuidado da casa comum, nomeadamente no âmbito das respectivas instituições, organizações, obras e movimentos.
  • Acompanhar, no espaço eclesial, as questões ecológicas de âmbito nacional e mundial, evidenciando as suas causas e consequências e equacionando-as à luz da encíclica Laudato si’, de modo a promover a tomada de consciência colectiva acerca da sua relevância e urgência.
  • Promover nas comunidades cristãs e nos respectivos espaços (paróquias, escolas, obras e movimentos) uma efectiva conversão ecológica e sugerir caminhos de actuação concreta com vista a uma ecologia integral.
  • Proporcionar instrumentos de análise que permitam pensar o futuro do Planeta e da sociedade global de que somos parte.
  • Aprofundar e difundir a teologia da Criação.
  • Incentivar a celebração em comum do Dia da Criação.
  1. Para a prossecução destes objectivos, a Rede promoverá a realização de sessões de esclarecimento e sensibilização, fomentará a criação de “focos de cuidado da casa comum” (grupos locais empenhados na promoção de uma ecologia integral) aos quais proporcionará os correspondentes instrumentos de reflexão e guiões para iniciativas de conversão ecológica, bem como animará plataformas para difusão e troca das diferentes experiências.
  2. Com idêntica finalidade, a Rede propõe-se criar e manter um sítio na net com vista a promover o pensamento da encíclica Laudato si’, incentivar a reflexão sobre estilos de vida pessoal e colectiva, partilhar testemunhos de gestos e comportamentos de ecologia integral, fazer pontes com iniciativas relevantes que ocorram no espaço eclesial e na sociedade civil.
  3. A Rede é uma plataforma aberta à participação ecuménica, animada por uma Comissão de Coordenação, apoiada por uma Comissão Executiva, uma Comissão de apoio teológico e científico e uma Comissão de informação e documentação.
  4. A rede Cuidar da Casa Comum actuará em consonância com a Conferência Episcopal Portuguesa – Comissão Episcopal do Laicado e Família.

(Aprovado na reunião da Comissão de Coordenação, em 13 Novembro 2017)

 

Compromisso “Também somos Terra”, Setembro 2018

No encontro “Também somos Terra”, realizado em 29 de Setembro de 2018, no seminário de Almada, com a participação de cerca de 100 pessoas, foi assumido pelos presentes o compromisso “Também somos Terra”.

 

Entrevista a Manuela Silva

A apresentação da rede Cuidar a Casa Comum foi feita com toda a clareza por Manuela Silva quando entrevistada no programa a Fé dos Homens em Janeiro de 2018.