Documentação

Quaresma 2019, acentuando a conversão ecológica

Nesta Quaresma, escutemos o apelo à conversão, à conversão ecológica, ao cuidado da criação que espera tanto de nó, como diz o Papa (mensagem) e é reiterado nas homilias aqui disponíveis para cada domingo.

(mais…)

Mensagem de D. José Traquina na semana da Cáritas

D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, emitiu uma mensagem para a Semana Nacional da Cáritas que sublinha que na casa comum vive uma só família humana. (mais…)

Coordenadas de Acção para a ecologia integral

As Coordenadas de Acção propõem aos focos uma abordagem virada para concretizações, com vista a proceder às correcções de rota e às mudanças que é urgente operarmos para cumprir o papel que nos cabe de cuidadores da casa comum.

(mais…)

Mensagem do Papa para Quaresma 2019

“A criação encontra-se em expetativa ansiosa, aguardando a revelação dos filhos de Deus” (Rm 8, 19). Esta a epígrafe da mensagem do papa Francisco para a Quaresma 2019 – e predispõe-nos para “escutar” a sua reflexão. (mais…)

A água transformada em vinho

O milagre pelo qual Nosso Senhor Jesus Cristo transformou a água em vinho não surpreende os que sabem que Deus é o seu autor. Efetivamente, aquele que, nas bodas de Caná, produziu vinho naquelas seis talhas é o mesmo que, todos os anos, renova essa transformação nas nossas vinhas. (mais…)

Por uma política de construção de Paz e de cuidado da Casa Comum

A mensagem do papa Francisco para o 1.º de Janeiro de 2019, Dia Mundial da Paz, fala-nos, em sete tópicos, da boa política que está ao serviço da paz, mas também promove a ecologia integral. (mais…)

Cuidar da casa comum é também construir o presépio

Em cada Advento, somos convidados a construir, no nosso coração, o presépio para acolher o Deus Menino que vem até nós. O caminho proposto nesse sentido tem muitas afinidades com um percurso de conversão a uma ecologia integral e, assim, nas próximas semanas partilharemos aqui algumas reflexões que se inspiram tanto na Laudato Si’, como nas leituras da liturgia dominical deste tempo de espera e noutros textos que “seguem a estrela de Belém”. (mais…)

É preciso – e urgente – agir e mudar

A CIDSE publicou recentemente um documento estratégico em que sublinha a urgência de acção e de que se estabeleça um novo paradigma: The Climate Urgency: Setting Sail for a New Paradigm. Em português: PT-A Urgência das Alterações Climáticas – Rumo a um novo paradigma. (mais…)

Loading...

Subscrever a nossa newsletter

Mantemos os seus dados privados e apenas partilharemos os seus dados com terceiros que sejam compatíveis com este funcionamento. Leia a nossa política de privacidade.

Arquivo