Boas práticas

 

Economia circular

34 / 34

Pratique economia circular: inúmeros artigos como roupas, móveis, pequenos eletrodomésticos, entre outros, podem ser reparados, restaurados, reaproveitados e ganhar uma nova vida. Outra dica é a partilha de bens e serviços através do aluguer ou do uso comunitário. 

Faça você mesmo!
Foto: SteveBuissinne-px

Embalagens de produtos de limpeza

33 / 34

Além de serem uma fonte de poluição ambiental e de toxicidade, os produtos de limpeza tradicionais são vendidos em embalagens de plástico que, na maioria das vezes, são descartadas sem lhes ser dada nova utilidade. Como alternativa, poderá fazer escolhas mais seguras e também mais económicas, como preferir os vendidos a granel ou com recargas com certificações Ecolabel, ou ainda criar ótimas alternativas caseiras, com base em ingredientes como o bicarbonato de sódio, o sabão vegetal ou o vinagre.

Ecolabel. Foto: Brussels @vivianhertz

 

Evitar descartáveis na higiene pessoal

32 / 34

Evitar descartáveis na higiene pessoal é mais fácil e barato do que se poderia imaginar: optar por cotonetes e lâminas de barbear reutilizáveis, fazer discos desmaquilhantes a partir de sobras de tecidos (como as toalhas de banho mais antigas) e substituir papel higiénico pelo chuveirinho, bidé normal ou portátil.

StockSnap-px

 

Computadores

31 / 34

Se trabalha com computador, tem margem para reduzir o seu consumo de energia: reduza a luminosidade do ecrã, desligue todos os periféricos como impressoras, microfones, altifalantes, colunas, webcams, joysticks, entre outros, e evite o modo de suspensão sempre que não estiver a utilizar o computador, pois este continua a consumir energia. Opte por desligar o equipamento. 

MonoarRahmanRony-px

 

Frigorífico

30 / 34

O frigorífico é o eletrodoméstico que mais energia consome numa casa. Por isso, regule a temperatura do frigorífico para o intervalo entre 3ºC e 7ºC, evite a acumulação de gelo, no caso de combinados e arcas frigoríficas, e assegure-se de que a parte traseira está numa zona ventilada e livre de pós.

Waldkunst-px

 

Cápsulas de café

29 / 34

Se é fã de café de cápsulas, prefira as cápsulas reutilizáveis às descartáveis. Mas, caso tenha mesmo que recorrer às descartáveis, não as coloque no lixo comum e recorra ao sistema de recolha de que algumas das marcas de café já dispõem ou de grandes hipermercados.

ThomasWolter-px

 

Água da torneira

28 / 34

Para produzir 200ml de água engarrafada são desperdiçados cerca de 800ml. Ao preferir água da torneira, estará a poupar 438 litros por ano, por isso beba água da torneira. 

ImagesBG-px

 

Produtos menstruais reutilizáveis

27 / 34

Para quem menstrua, a mudança para produtos menstruais reutilizáveis será benéfica para a sua saúde e para a do ambiente (por não conterem químicos perigosos típicos dos descartáveis, como ftalatos, bifenóis e pesticidas), compensando bastante financeiramente. São várias as opções disponíveis que poderá utilizar de forma combinada ou única: pensos e cuecas laváveis e reutilizáveis, copo e disco menstrual. 

PatriciaMoraleda-px