Boas práticas
Aquecedores ou ar condicionado
18 / 34
O consumo dos aquecedores ou ar condicionado representa um grande peso na fatura de eletricidade, com emissões associadas dependendo das fontes de energia elétrica utilizadas. Procure usar estes equipamentos ao mínimo, e utilizar mais roupa no inverno.
Segunda mão
17 / 34
Sabia que muitos cidadãos têm o hábito de verificar sempre o mercado em segunda mão antes de adquirir um produto novo? Só compram novo em último recurso. É uma opção ambientalmente mais sustentável e a carteira agradece!
Menos carne
16 / 34
Reduzir o consumo de carne é uma das medidas individuais com maior impacte no combate às alterações climáticas. Procure incluir mais receitas vegetarianas na sua dieta. Uma alimentação à base de vegetais, equilibrada e variada, é também mais saudável!
Lâmpadas
15 / 34
As lâmpadas fluorescentes que se usam habitualmente nas cozinhas não devem ser colocadas no lixo indiferenciado quando se fundem. Entregue-as em locais apropriados de recolha, por exemplo em lojas de venda de lâmpadas, para serem encaminhadas para reciclagem.
Têxteis
14 / 34
Sabia que para a produção de uma t-shirt de algodão são necessários em média 2700 litros de água? Esta quantidade de água é suficiente para encher 30 banheiras! Quando for às compras pense se precisa mesmo do que vai adquirir.
Tomadas
13 / 34
Desligue sempre os seus equipamentos elétricos e eletrónicos através de uma tomada com botão de corte de corrente. Desta forma garante não tem consumos escondidos (fantasma) quando não os está a usar e protege-os de possíveis picos de corrente.
Torneira a pingar
12 / 34
Se tem uma torneira a pingar, repare-a rapidamente. Normalmente são reparações simples (substituir a borracha que já está velha, p. ex,), que, feitas logo de início, evitam o desperdício de água, mas, quando não resolvidas, podem ter grande peso na sua fatura da água.
Isolamento térmico
11 / 34
Um aquecedor elétrico, seja um termoventilador ou um irradiador a óleo, consomem muita eletricidade e o seu uso pode custar cerca de 50 cêntimos por hora pelo que devemos investir principalmente no isolamento térmico das divisões.