Boas práticas
Recipientes reutilizáveis
26 / 34
Desde julho de 2021, os cidadãos têm o direito de levar recipientes reutilizáveis para o transporte de refeições no take away ou para o supermercado para se abastecer na charcutaria ou no talho, por exemplo. Desta forma, poupa no número de vezes que tem de se deslocar até ao ecoponto. E, além de poupar no plástico, poupa espaço, trabalho e tempo.
Lavar a loiça
25 / 34
Lavar a loiça à mão ou na máquina? Optando pelo modo eco da máquina de lavar loiça e garantindo que a carga está completa, estará a fazer uma escolha melhor para a carteira e para o ambiente: poupa água, poupa energia e… tem menos trabalho.
Animais silvestres
24 / 34
O comércio ilegal de animais silvestres, exóticos ou não, contribui para a extinção de muitas espécies, além da crueldade com que os animais são transportados e armazenados. Não compre animais silvestres!
Temperatura de lavar a roupa
23 / 34
Sabia que lavar a roupa a 60 ºC consome três vezes mais energia do que a 30 ºC. Opte por utilizar a máquina a temperaturas mais baixas, dado que muitos detergentes já são igualmente eficazes a frio.
Reciclagem
22 / 34
Faça reciclagem. Separe os recicláveis em caixas ou sacos por categoria (embalagens de plástico ou metal, papel, vidro). Caso a sua área de residência não seja abrangida por uma recolha porta a porta, procure os contentores de reciclagem ou ecopontos.
Óleo alimentar
21 / 34
O óleo alimentar usado é um resíduo que resulta da fritura de alimentos e que, se deitado para o esgoto, prejudica o funcionamento das ETAR e contamina as águas. Este pode ser valorizado como biodiesel, pelo que deve depositá-lo no oleão.
Frascos para outro fim
20 / 34
Não deite fora os frascos de compota. Após o consumo da compota, estes são uma excelente opção para plantar ervas aromáticas, como o tomilho, a salsa ou a hortelã, que poderá utilizar na confeção das suas receitas.
Cosméticos e produtos de limpeza
19 / 34
Os cosméticos e produtos de limpeza que usamos em casa envolvem na sua produção, utilização e rejeição, impactes ambientais significativos. Prefira produtos certificados, por exemplo com o Rótulo Ecológico Europeu, que minimizam esses impactes.