Propostas da REDE, em parceria com o Grupo de Santa Isabel e o Corpo Nacional de Escutas; e com o Focus Ecológico de Marvila, no sábado, dia 25.

 

Aqui se incluem iniciativas muito diversificadas, que desafiam todas as idades, uma mais ativas, outras mais tranquilas, mas sempre com conteúdos com que desejamos fazer pensar, motivar à mudança, apelar a que unamos esforços para defender o incomparável dom da Criação, fomentar relações fraternas e solidárias com toda a família humana e descobrir e partilhar a esperança que sempre desponta e irradia quando promovemos a ecologia integral.

  1. – dia 19ss., uma maratona fotográfica em torno dos Objetivos Laudato Si;
  2. – dia após dia, no facebook e no instagram, dicas e desafios para inspirar quem deseja melhor cuidar da casa comum
  3. – dia 21, uma conversa online sobre as “sementes de esperança”;
  4. – dia 24, vigília ecuménica em Lisboa, mas com transmissão online
  5. – e dia 25, atividades diversas para todas as idades, ao ar livre.

 

I. Maratona Fotográfica

Ao longo desta Semana Laudato Si’, queremos criar uma oportunidade para nos reunirmos em grupo e, refletindo sobre os Objetivos Laudato Si’, identificar sementes de esperança… de maneira ativa e criativa, partilhando reflexões e conclusões. Basta entrar neste endereço, onde se encontra toda a informação e onde se faz o registo do grupo e se partilha as fotografias. Assim, pode participar quem quiser, onde quer que se encontre.

Resumindo, para participar nesta maratona pedimos:

  • que se juntem em grupo
  • que se encontrem
  • que leiam e reflitam em grupo sobre os Objetivos Laudato Si’ 
  • que partilhem a vossa reflexão
  • que saiam para o ar livre para tirar fotos
  • que o façam para cada Objetivo Laudato Si’

Ver mais aqui.

 

II. Sabias que… e desafios 

Todos os dias desta Semana, no facebook e no instagram, vai aparecer um “Sabias que…”, bem como uns desafios para inspirar quem deseja cuidar melhor da casa comum.

 

III. Webinar

Na terça-feira, dia 21, entre as 21h00 e as 22h30, acontece uma conversa online sobre as “sementes de esperança”. Teresa Paiva Couceiro e Diogo Assunção, ambos da Comissão Coordenadora da REDE, vão partilhar o que têm pensado a partir do mote da Semana, tendo a jornalista Aline Flor, do Público, como moderadora, ou “agitadora”, pois lhe cabe também interpelar os intervenientes. Eis o link para aceder a este webinar: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97328461133.

 

IV. Celebração ecuménica

No dia 24, sexta-feira, pelas 21h00, realiza-se na Comunidade Presbiteriana de Lisboa – na R. Tomás da Anunciação, 56-D, em Campo de Ourique –, uma vigília ecuménica que reunirá cristãos de diversas denominações. É em Lisboa, mas terá transmissão via zoom e, assim, podem participar as pessoas interessadas que estão distantes:

No próprio dia será publicado aqui no site o guião da celebração, não só para quem vai participar, mas também para que possa encorajar outros a tomar iniciativas semelhantes.

 

V. Dia Laudato Si, no Parque da Bela Vista

Sábado, 25 de maio, será um dia em cheio, ao ar livre, preparado pelo Focus Ecológico de Marvila e vários parceiros. Convidam-nos para o Parque da Bela Vista, onde se desenrolarão atividades variadas de diversão com sustentabilidade, adequadas para diferentes idades e gostos.

Numa intervenção que terão (14h30), a REDE e os seus parceiros da Semana Laudato Si 2024 propõem que se concretize “semear” e “esperança”. Para isso, pedimos – e é importante – a quem quiser participar nessa ação, a seguir ao almoço, que leve consigo umas metades de cascas de ovos e/ou uma daquelas armações de cartão reciclado em que os ovos são vendidos, para se tornarem semeadores e cuidadores.

Eis o programa do dia:

Durante a Semana Laudato Si, partilharemos nas nossas páginas do facebook e do instagram notícia das atividades de que os Membros da REDE nos informem.

 

Share