Ideias e factos

 

Cuidar da Casa Comum no Youtube

A rede Cuidar da Casa Comum está no Youtube. Pode rever a tertúlia e a vigília ecuménica, realizadas na Semana Laudato Si’, em Maio 2020. (mais…)

8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos

A vida na Terra depende enormemente dos mares e oceanos, mas não há plena consciência disso. Já não nos resta muita margem de tempo para restaurar a sustentabilidade. (mais…)

Fórum Económico Mundial e FMI preocupados

O Fórum Económico Mundial e o Fundo Monetário Internacional manifestam apreensão perante a situação que a pandemia vai deixar. Tanto um como o outro recomendam mais ecologia e justiça social. (mais…)

Reflexões do Papa e outras  

O papa Francisco escreveu uma carta sucinta e apelativa. Juntámos-lhe uns artigos que reflectem sobre o que pode acontecer e o que se deve ou não fazer. (mais…)

Pronunciam-se os ambientalistas

Soaram múltiplos alertas e recomendações, pedindo, aos responsáveis, medidas eficazes a começar pela prevenção e, a todos, o maior zelo pelo património natural. (mais…)

Dia Mundial do Ambiente

5 de Junho é Dia mundial do Ambiente e, em 2020, o tema escolhido é a biodiversidade, com o lema “Tempo para a Natureza”. (mais…)

Um manifesto radical sobre o trabalho

Escrito por três professoras, recebeu o apoio de milhares de académicos, de 650 universidades. Não se fica indiferente. Terá a virtude de gerar debate, numa matéria tão decisiva. (mais…)

Cinco crises a enfrentar em conjunto

Filipe Duarte Santos mostra que temos de lidar agora com cinco crises que estão inter-relacionadas e apela à cooperação entre todos os países. (mais…)

Cuidemos do nosso futuro comum

A assinalar os cinco anos da Laudato Si’, em plena crise da covid-19, o irmão Alois, de Taizé, propõe que pensemos o futuro que desejamos. (mais…)

Voltar à “normalidade”?!… 

Esta pergunta mais uma proposta de reflexão foi o título da terceira intervenção do painel da tertúlia on line promovida pela rede Cuidar da Casa Comum na Semana Laudato Si. (mais…)

Subscrever a nossa newsletter

Mantemos os seus dados privados e apenas partilharemos os seus dados com terceiros que sejam compatíveis com este funcionamento. Leia a nossa política de privacidade.

Arquivo