Ao longo do Tempo da Criação, a REDE irá disponibilizando contributos diversos para ajudar a aprofundar e estimular «projectos de melhoria ambiental e social», como diz o Papa.
Começamos com o vídeo do Papa para o mês de Setembro e Tempo da Criação. Segue-se uma homilia preparada para este mesmo período e que propõe uma reflexão por outro ângulo, também para “mexer connosco”. A lectio divina debruça-se sobre o Salmo 104, abrindo perspectivas imensas. E encontram-se ainda contributos para a Oração Universal, uns em especial para os domingos do Tempo da Criação, e outros com base nos Objectivos Laudato Si’.
O vídeo do Papa – Setembro 2021, Tempo da Criação
Apresentado pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração):
Fico muito feliz em ver que os jovens têm a grandeza de empreender projectos de melhoria ambiental e social, já que as duas coisas caminham juntas.
Nós, adultos, podemos aprender muito com os jovens, porque, em tudo o que diz respeito ao cuidado do planeta, os jovens estão na vanguarda. Aproveitemos o seu exemplo, reflictamos, especialmente nestes momentos de crise, crise sanitária, crise social, crise ambiental, reflictamos sobre o nosso estilo de vida.
Sobre a forma como nos alimentamos, consumimos, nos deslocamo, ou sobre o uso que fazemos da água, da energia e do plástico, e de tantos bens materiais que muitas vezes são prejudiciais à Terra.
Vamos escolher mudar! Vamos avançar com os jovens para estilos de vida mais simples e que respeitam o meio ambiente.
E rezemos para que todos nós tomemos as decisões corajosas, as decisões necessárias para uma vida mais sóbria e ecossustentável, sendo inspirados pelos jovens que estão comprometidos com esta mudança. E eles não são tolos, porque estão comprometidos com seu futuro. É por isso que eles querem mudar o que vão herdar num tempo em que nós já não estaremos cá.
Homilia para Setembro 2021
Começamos por uma homilia para o Tempo da Criação, da autoria do P. José Carlos Belchior, s.j. «Como cristãos, somos conscientes que o bom ou o mau uso da criação determina a nossa relação connosco mesmos, com os nossos irmãos e irmãs, com as coisas e, em última análise, com o Senhor do universo», são apenas duas linhas de um texto inspirador e que nos interpela, desarmando-nos de esquivas. [Texto aqui.]
Lectio divina
A Lectio divina do salmo 104 é oferecida pelo P. Armindo Vaz, que nos faz como que uma visita guiada àquele hino de admiração e de louvor a Deus. Logo aos primeiros passos explica como estão ali reunidos todos os elementos que hoje são objecto das preocupações ecológicas. E acrescenta pouco adiante: «A contemplação da natureza por parte do poeta soa como autêntico programa de educação ecológica integral. O salmo contribui em grande para a fundamentação bíblica da ecologia integral.» E há muito mais no seguimento de: 1. leitura compreendida; 2. contemplação; 3. meditação: em vista da acção; e 4. oração. [Texto aqui.]
Para Oração Universal no Tempo da Criação
São preces preparadas para os domingos de 5 de Setembro a 3 de Outubro e também para a festividade de S. Francisco de Assis, data em que termina esta quadra tão intensa. E sem esquecer ainda, a 26, o Dia do Migrante e do Refugiado, que se celebra no último domingo de Setembro. [Ver aqui.]
E a partir dos Objectivos Laudato Si’
Na Capela do Rato, em Lisboa, há muito que a Oração dos Fiéis em cada missa, inclui uma prece centrada na ecologia integral, segundo a Laudato Si’. É um contributo do Foco de conversão ecológica daquela comunidade. Em 2021, as intenções inspiram-se nos sete Objectivos Laudato Si’. [Ver aqui.]