No dia 26 de Junho, realizou-se mais um encontro dos focos e grupos da REDE, em streaming, estando representados sete grupos, num total de 13 participantes.

 

O evento foi promovido por Adelaide Theotónio, coordenadora dos focos e grupos, com a inestimável colaboração de Marisa Temporão. Depois de um momento de oração em conjunto, foi lembrada Manuela Silva, em especial porque era a data do seu aniversário. A seguir, houve oportunidade de os grupos partilharem uma breve descrição do que têm vindo a fazer e dos planos que têm para o futuro próximo. Destacou-se ainda o Tempo da Criação de 2025, que começa a 01 de Setembro e que tem como tema “Paz com a Criação”.

De ressaltar é a alegria que permeou o encontro e o empenho visível de todas as participantes – e do António –, que expuseram múltiplas iniciativas, concretizadas em contextos diferentes, com assinalável sucesso. Isto mesmo está patente no primoroso resumo do encontro, que nos oferece Marisa Temporão (ver pdf aqui).

É preciso, no entanto, difundir mais os apelos da encíclica Laudato Si’, encorajar as mudanças que temos de fazer na nossa relação com o planeta e os seus recursos e uns com os outros, porque não se pode continuar a fingir não perceber o clamor da terra e o clamor dos pobres. Foi o que salientou, na primeira Missa pelo Cuidado da Criação, o papa Leão XIV: «Devemos rezar pela conversão de tantas pessoas, dentro e fora da Igreja, que ainda não reconhecem a urgência de cuidar da nossa casa comum.»

 

Share