A Semana Laudato Si decorre este ano entre os dias 19 e 26 de Maio e tem como tema “Sementes de Esperança”, uma proposta de reflexão em tempos ensombrecidos.

 

Pensemos, e partilhemos com outros à nossa volta, o que queremos que desponte, que cresça, e que nos permita antever mudanças e novidades que tragam a cura da casa comum e das relações entre os que nela vivem, hoje e no futuro. Para reforçar a esperança e para que não esmoreça a confiança em que o Criador está do nosso lado, é essencial dar tempo à oração, à contemplação, a abrandarmos e abrirmo-nos à acção do Espírito, sempre capaz de nos surpreender.

A REDE põe também em relevo ao longo desta semana os Objectivos Laudato Si (OLS). Não é demais revisitarmos os diferentes focos sugeridos pelo conjunto dos OLS que apontam metas e dinamismos específicos para pôr em prática a cultura do cuidado, as relações fraternas e de amizade social, a solidariedade e o não à indiferença, enfim, a alegria de bem viver, consigo mesmo e com os outros, desfrutando a beleza da criação.

Na Paróquia do Campo Grande, em Lisboa, o Foco ecológico local  promoveu no dia 14 de maio uma conferência sobre o Pacto Educativo Global. Foi uma abordagem do mote da semana, na medida em que pensar em Educação anda muito perto da ideia de semear. O evento ficou gravado e pode ser visto no facebook da paróquia e também no facebook da REDE (atenção que tem duas partes separadas).

Recomenda-se que sigam de perto o site e as redes sociais da REDE onde, mais cedo do que tarde, apresentaremos todo o programa da semana, que neste momento aguarda confirmação de um ou outro pormenor. Certo é que a REDE tem propostas de actividades para:

  • dia 19ss., uma maratona fotográfica em torno dos Objectivos Laudato Si;
  • dia após dia, no facebook e no instagram, dicas e desafios para inspirar quem deseja melhor cuidar da casa comum
  • dia 21, uma conversa online sobre as “sementes de esperança”;
  • dia 24, vigília ecuménica em Lisboa, mas com transmissão online
  • e dia 25, actividades diversas para todas as idades, ao ar livre.

 

Share