No Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, somos todos convocados a fortalecer-nos na esperança e a empenhar-nos em dar «testemunho da possibilidade de mudança».

 

ChungHyeon-Pixabay

Na habitual mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, o papa Francisco sugere que a esperança deve estar presente no que fizermos com o mundo criado, que «está confiado ao homem, mas continua a ser de Deus». Nem sempre é fácil escolher as linhas de acção, mas temos uma ajuda: «O Espírito torna os fiéis criativos, proactivos na caridade. Coloca-os num grande caminho de liberdade espiritual, não isento da luta entre a lógica do mundo e a do Espírito.» (1)

Recomenda que não se passe ao lado dos sofrimentos existentes. «Se alguém sonha, então que sonhe com os olhos abertos, animados por visões de amor, fraternidade, amizade e justiça para todos. A salvação cristã entra no âmago da dor do mundo, que não atinge apenas o ser humano, mas todo o universo, a própria natureza, o oikos do homem, o seu ambiente vital.» (2)

O Espírito desperta os crentes para que reconheçam o que tem de mudar na sua maneira de viver e ajuda «a manifestar aquela crítica social que é, em primeiro lugar, testemunho da possibilidade de mudança». Há um grande passo a dar, num caminho que temos mesmo de encurtar, para «passar da arrogância de quem quer dominar os outros e a natureza – reduzida a um mero objecto manipulável – à humildade de quem cuida dos outros e da criação» (5).

Voltando a referir a necessidade de «repensar a questão do poder humano, do seu significado e dos seus limites», como já fizera na Laudate Deum (28), adianta mesmo: «Um poder descontrolado gera monstros e volta-se contra nós mesmos. Por isso, hoje, é urgente colocar limites éticos ao desenvolvimento da inteligência artificial (cf. Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2024).»

A terminar, Francisco propõe que se reflicta no âmbito da teologia, porque assim se compreenderá como em tudo isto se vai vislumbrando o mistério do homem e o mistério de Deus: «A salvaguarda da criação não é apenas uma questão ética, mas é eminentemente teológica: na realidade, diz respeito ao entrelaçamento entre o mistério do homem e o mistério de Deus.» (8)

 

Ver mais:

A mensagem do Papa

Vídeo do Dicastério do Desenvolvimento Humano Integral para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

“Esperar e agir com a criação significa viver uma fé encarnada, que sabe entrar na carne sofredora e esperançosa das pessoas”, a fim de alcançar “uma vida que se torna um cântico de amor para Deus, para a humanidade, com e para a criação, e que encontra a sua plenitude na santidade”.

Infografia

 

Share