Este ano, vamos procurar, com ânimo, agir em favor da criação. Por nós próprios e com outros, descobriremos como cuidar da Terra que nos acolhe e de todos os que a habitam.

 

MarkusKammermann

São muitos, diversíssimos e intensos os sinais de desgaste ou destruição dos equilíbrios que têm dado à humanidade e a milhões de espécies de seres vivos as condições para povoarem o Planeta Azul. Como esta casa comum é também de tantas crianças que começam apenas a descobri-la ou estão ainda para vir, só podemos esforçar-nos e fazer o possível e o imaginável para atalhar tanta irresponsabilidade.

O tema do Tempo da Criação 2024, de 1 de setembro a 4 de outubro, é “ter esperança e agir com a criação” e junta-se-lhe ainda a intenção de oração do Papa para Setembro: “pelo grito da Terra”. Então, à esperança há que acrescentar um forte sentido de solidariedade, para, na medida do possível, socorrermos a Terra e as vítimas das catástrofes.

A REDE ccc, mais propriamente a Comissão Coordenadora, pede que reservem as datas de 4 e 5 de outubro (sim, transbordamos para o dia seguinte) a fim de participarem nos eventos que estamos a preparar:

  • Celebração Ecuménica Nacional, dia 4 de Outubro, às 21h00, na Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, Parque das Nações, Lisboa, com transmissão directa para chegar a quem está longe.
  • O Encontro “Também Somos Terra!”, acontece no dia 5 de Outubro, incluindo uma conversa sobre o tema “A questão ecológica como lugar teológico”.
  • Ao longo de todo o dia 5, realiza-se uma Feira da Criação, com iniciativas diversas (conferências, oficinas, testemunhos, caminhadas, exposições…) para públicos diversos (crianças, jovens, famílias…). Será apresentada então a exposição resultante da Maratona de Fotografia sobre os objectivos Laudato Si.

Antes disso, através do site e do facebook, vamos disponibilizar ao longo das cinco semanas textos que orientem tempos pessoais ou comunitários de reflexão e oração, que ajudem cada um(a) a aprofundar e promover uma ecologia integral, como pede Francisco na Laudato Si’ (Oração cristã com a criação):

Deus de amor,
mostrai-nos o nosso lugar neste mundo
como instrumentos do vosso carinho
por todos os seres desta terra,
porque nem um deles sequer
é esquecido por Vós.

Também contamos partilhar algumas vivências e planos dos focos e grupos da REDE, de modo a inspirar quem se sinta hesitante. A par disto queremos divulgar ideias e exemplos de “boas práticas” no cuidado da casa comum, pois os bons exemplos são para ser seguidos.

 

Share