No Tempo da Criação, os cuidadores da casa comum unem-se por todo o mundo para rezar e celebrar, e procurar responder ao clamor da Terra e ao clamor dos pobres.

 

Flores coloridas – Melanie, Pixabay

Nestas semanas do Tempo da Criação, além do seu encontro anual “Também somos Terra!” – este ano, em Leiria, no dia 30 de Setembro, com um programa a não perder (ver mais abaixo) –, a REDE tem algumas iniciativas em diferentes áreas.

 

Em acção

Com o objectivo de levar a ecologia integral às periferias, neste caso, visando crianças, a REDE acompanha e apoia iniciativas junto de três instituições patrocinadas pela Fundação Champagnat (Maristas): na Casa da Criança (27 de Setembro), na Ludoteca da Adroana (15 ou 22 de Setembro) e na Ecoludoteca de Cabeço de Mouro (18 de Setembro)

Comunicação

Foi elaborado um plano de comunicação nas redes sociais, com emissão de vídeos semanais: 11, 18 e 25 de Setembro. A par destes, inicia-se um plano anual, que parte do Tempo da Criação (com sete vídeos de acordo com o ciclo da criação, de 24 a 30, e um último a 4 de Outubro) para prosseguir com desafios mensais, segundo o ritmo da terra e tempos litúrgicos, articulando a espiritualidade com o cuidado da casa comum em cada época do ano.

Encontro “Também Somos Terra!”

É um evento aberto e todos são bem-vindos. Este ano, vamos reunir-nos no Seminário de Leiria. Será no dia 30 de Setembro, com o seguinte programa:

  • 10h00 – Chegadas
  • 10h30 – Acolhimento participativo e caminhada
  • 12h30 – Almoço partilhado, com respeito pela norma de “lixo zero”
  • 14h30 – Conversa com Rogério Roque Amaro, que nos falará de economia         social e desenvolvimento comunitário, e testemunho do grupo de   desenvolvimento comunitário de Campolide (Lisboa)
  • Palavras finais de D. José Traquina
  • 16h30 – Tempo para encontros parciais (focos ou outros)
  • 17h00 – Celebração ecuménica, em sintonia com a vigília de Roma, organizada pela Comunidade de Sant’ Egídio

Inscrições

A fim de termos uma ideia do número de participantes, por questões logísticas, e para que se possam organizar “boleias” para quem delas precise, agradecemos que se inscrevam através do formulário que se encontra aqui.

 

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