1 de Setembro é o dia de oração pelo cuidado da criação, para todos os dias o tomarmos em mãos, de modo a não nos ficarmos por boas intenções e propósitos adiados.

 

Depois de publicada a Laudato Si’, o Papa Francisco aderiu ao dia instituído pelos irmãos da Igreja Ortodoxa para reforçarmos o nosso compromisso de usufruir e cuidar da dádiva da criação para a deixar aos netos como se nos tivesse sido emprestada por eles. Para ajudar a promover diferentes iniciativas que vão naquele sentido, deixamos algumas sugestões.

Está disponível (aqui) um guia preparado por uma comissão ecuménica, o qual oferece recursos diversos para este Tempo da Criação: textos para aprofundar o sentido do cuidado a que somos chamados, orações, sugestões de iniciativas a organizar  nas comunidades, e informação sobre outras que estão já programadas – só vendo!…

Alguns focos de conversão ecológica da REDE redigiram, para a Oração dos Fiéis de cada domingo do Tempo da Criação, uma prece inspirada no desejo de promover uma ecologia integral. Partilham aqui o seu contributo para que em todas as comunidades se destaque o cuidado da casa comum.

 

 

Share