É a última semana do Tempo da Criação em que o Papa nos convidou a cinco atitudes. Propomos momentos especiais para nos revigorarem nestes tempos exigentes.
Na sua mensagem do dia 1 de Setembro, o papa Francisco explicou o sentido do tempo de Jubileu pela Terra, convidando-nos a recordar, regressar, repousar, restaurar e rejubilar. No Tempo da Criação, disse Francisco, «os cristãos renovam em todo o mundo a fé em Deus criador e unem-se de maneira especial na oração e na ação pela preservação da casa comum». A rede Cuidar da Casa Comum propõe algumas iniciativas nesse sentido.
Momento ecuménico de oração, dia 30, 21h30
Será transmitido no Youtube e no Facebook:
Facebook – https://www.facebook.com/775097346253671/live/
Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCtfzCXoHsWe3CQCstPWLTGQ/live
A gravação continuará depois disponível nas páginas da rede Cuidar da Casa Comum nessas mesmas redes sociais: facebook-ccc ou ccc-youtube.
Um minuto diário – Uma Pausa pela Terra
O Ponto SJ e a Rede Cuidar da Casa Comum propõem um retiro on line entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro. Intitulado Uma Pausa pela Terra, consiste numa meditação diária em podcast, cada uma delas inspirada num de sete verbos: agradecer, refletir, informar-se, agir, contemplar, rezar e saborear.
28 de Outubro, 1.º dia – saboreia: somos convidados a saborear os bens da Criação.
29 de Outubro, 2.º dia – agradece: reconheçamos tudo o que nos é dado com a Criação para ter um coração agradecido pelas maravilhas que o Senhor pôs à nossa disposição.
Até 4 de outubro encontrará todos os dias mais uma inspiração para meditar aqui.
Tempo da Criação nos Diálogos com António
Destas conversas promovidas pelo Mensageiro de Santo António, em Coimbra e on line, destacamos a do dia 3 de Outubro, sobre o Tempo da Criação.
Vai-se falar de:
- 5.º aniversário da Laudato Si’
- Jubileu da Terra e Tempo da Criação
- Ciência – economia – estilos de vida e conversão ecológica
- Cuidar da Casa Comum: saque versus partilha
- Querida Amazónia: sinodalidade versus ação imediata
- A nova encíclica “Todos irmãos”, que o Papa Francisco assina, neste mesmo dia, em Assis.
São convidados: Adelaide Theotónio, da Rede Cuidar da Casa Comum; Luísa Gonçalves; Paulo Suess; Pedro Bingre do Amaral; com moderação de Sílvia Monteiro.
Vai acontecer no dia 3 de outubro, às 19h15, na Sala do Capítulo do Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, e pode ser seguida como videoconferência nas redes sociais.
Mais informações aqui.