Professor e ex-ministro da Educação do Butão, Thakur Powdyel veio a Portugal falar de uma mudança nas escolas para que sejam mais verdes e felizes.

O Público conversou com Thakur Powdyel sobre a mensagem que ele veio apresentar em particular a professores e directores escolares. A Educação não pode apenas capacitar pessoas para obterem os melhores trabalhos, defende, mas deve também prepará-las para «cultivarem a humanidade, a bondade, a nobreza e, no fundo, para serem bons seres humanos e instrumentos para construir uma sociedade boa».

Hoje não falamos da reivindicação do planeta Terra e estamos a enfrentar as consequências – as alterações climatéricas, a sustentabilidade, a viabilidade da vida – se não tivermos um conhecimento adequado, se não reconhecermos que somos um ser como tantos outros seres, que os outros coexistem connosco, que a vida tem uma variedade infinita, que respiramos o mesmo ar, bebemos a mesma água, coabitamos o mesmo planeta… Tudo isso é importante e, por isso, acredito que devemos ser humildes na nossa relação com o planeta.

 

Cada um tem de encontrar a sua Estrela Polar, mas o desenvolvimento deve apoiar a vida e a integridade do planeta Terra, do qual dependemos. Precisamos de ser mais humildes na nossa relação com os outros seres e o planeta.

Share