Estamos a começar um caminho de Advento em dias de perplexidade, para dizer o mínimo. O Movimento Católico Global pelo Clima propõe focarmo-nos na esperança.

 

“Esperança” é a palavra-chave para a vivência deste Advento. Vamos comunicar e alimentar a esperança pelo nosso agir, com o sentido de profecia, dando passos decididos de mudança por uma ecologia integral. O Movimento Católico Global pelo Clima (mcgc) apresenta-nos uma série de pistas para estas semanas e convida toda a gente a juntar-se numa dinâmica global. Pode inscrever-se on line e, assim, irá recebendo mais alguns mantimentos para o caminho.

O Advento é um tempo de esperança, em que aguardamos com alegria, como Maria, José e toda a criação fizeram, o nascimento de Cristo. Antecipamos Seu retorno e o cumprimento do reino de Deus “assim na Terra como no céu.”

Como pessoas de esperança, somos chamados não apenas para esperar a volta de Cristo, mas para ajudar a trazer a esperança de Cristo através de nossas vidas. Isso é especialmente verdadeiro agora, visto que vivemos em meio a múltiplas crises: crise climática, perda de biodiversidade, a pandemia COVID-19 e migrações em massa.

Durante o Advento, como podemos semear a esperança agindo uns pelos outros e pelo nosso planeta?

Vamos criar e encarnar a esperança uns para os outros, agindo com profecia. Vamos viver a Laudato Si’, nos preparando para a vinda de Cristo e vivendo a reconciliação uns com os outros e com toda a criação.

 

Share