Assinalámos o meio do percurso quaresmal de conversão ecológica e, agora, convidamos todos a vir terminar a caminhada num encontro a 7 de abril.
Para o domingo a seguir à Páscoa, dia 7 de Abril, a REDE e o grupo Cuidar da casa comum em Santa Isabel estão a organizar um novo encontro a terminar esta caminhada. Vai decorrer no Seminário da Luz, em Lisboa, graças à generosa hospitalidade dos nossos irmãos e amigos Franciscanos. Haverá um tempo de acolhimento a quem chega, a partir das 12h30, e logo se passa ao almoço partilhado, que constitui sempre uma ocasião privilegiada de convívio descontraído.
Na parte da tarde, com início pelas 14h30, um formador experiente, João Prata, vai animar-nos com propostas que giram à volta da ideia de descobrir semelhanças e construir comunidade. E, a partir daí, vamos procurar formar grupos para em conjunto levar por diante as mudanças que almejamos, num esforço partilhado que, assim, fica enriquecido e mais estimulante. E dessas conversas fecundas sairão certamente mais folhas coloridas para a “árvore da esperança”!…
O encontro de meio caminho
O encontro realizado no dia 3 de março, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, foi ocasião de cada um(a) reflectir sobre o seu caminho quaresmal e conversão ecológica. De acordo com os participantes, foi um tempo rico, de interiorização e partilha. Teve dois gestos simbólicos muito significativos. Depois de um tempo de reflexão, cada um(a) escreveu (em pequenas folhas de papel já utilizadas de um dos lados) o que sentia que constituía obstáculo à conversão que procurava e, a seguir, no exterior, queimaram-se esses papéis, como se vê na fotografia acima.
Na segunda parte, cada um(a) definiu um ou mais compromissos para a continuação da sua caminhada quaresmal. De novo foram escritos, desta vez em pequenas folhas coloridas, que a seguir foram penduradas numa “árvore da esperança” que até ali se apresentava despida.