São propostas diversas, que consideram diferentes ângulos de um tema abrangente. Reflectindo e dialogando, todos vamos fazendo caminho e mais nos envolvemos.
7 Laudato si’ Goals
Pela ordem do calendário, começamos por anunciar um webinar que é organizado pela Universidade Católica: Laudato si’ goals, na segunda-feira, 21set20, ao fim da manhã. Encontra aqui o convite para participar e o link para a inscrição.
É urgente uma cidadania ecológica
Dia 22 de Setembro, pelas 21h00, no zoom
Se a política não é capaz de romper uma lógica perversa e se perde também em discursos inconsistentes, continuaremos sem enfrentar os grandes problemas da humanidade. Uma estratégia de mudança real exige repensar a totalidade dos processos, pois não basta incluir considerações ecológicas superficiais enquanto não se puser em discussão a lógica subjacente à cultura actual. (LS 197)
Inspirada nesta “alfinetada” do cap. V da Laudato Si’, a rede Cuidar da Casa Comum organizou uma sessão no zoom em que escutaremos Viriato Soromenho-Marques, Fabrizio Bordin e ainda Filipa Pires de Almeida, antes de alargarmos a conversa com perguntas que os ouvintes poderão também apresentar. Mais informação aqui.
Contamos consigo!
A 22 de Setembro, às 21h00, junte-se a nós em
https://us02web.zoom.us/j/81061590632?pwd=NkVUZzhqc0hneGtGYjRudG13dzNQQT09
Conferência on line
“O Clamor da Terra e o clamor dos pobres”
Alterações climáticas, direitos humanos e pobreza: a urgência de agir
São necessárias acções urgentes em relação às alterações climáticas que são uma ameaça ao exercício de vários direitos e que irão intensificar as situações de pobreza e desigualdade em todo mundo. Esta conferência online reunirá oradores de diferentes países de língua portuguesa que apresentarão não só diagnósticos, mas também caminhos de acção futura.
A realização desta conversa intercontinental é fruto de uma parceria entre a Comissão Justiça, Paz e Migrações da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, o Instituto Humanitas Unisinos, o Movimento Católico Global pelo Clima e a Rede Cuidar da Casa Comum. São oradores Lúcia Chande, de Moçambique, Celestino Epalanga sj, de Angola, Juan Ambrósio, de Portugal, e Lucas Henriques da Luz, do Brasil; com moderação de José Varela. Mais informação aqui.
E ainda…
Reserve já na sua agenda o serão do dia 30 de setembro, quarta-feira, que é a data da Oração ecuménica de que daremos em breve mais informação.