Quem Somos

 

  1. Cuidar da Casa Comum é uma iniciativa de uma rede de instituições, organizações, obras, movimentos da igreja católica e de outras igrejas cristãs, bem como pessoas a título individual. Propõe-se contribuir para a prossecução dos seguintes objectivos;
  • Aprofundar e difundir a encíclica Laudato si’ – Sobre o cuidado da casa comum, nomeadamente no âmbito das respectivas instituições, organizações, obras e movimentos.
  • Acompanhar, no espaço eclesial, as questões ecológicas de âmbito nacional e mundial, evidenciando as suas causas e consequências e equacionando-as à luz da encíclica Laudato si’, de modo a promover a tomada de consciência colectiva acerca da sua relevância e urgência.
  • Promover nas comunidades cristãs e nos respectivos espaços (paróquias, escolas, obras e movimentos) uma efectiva conversão ecológica e sugerir caminhos de actuação concreta com vista a uma ecologia integral.
  • Proporcionar instrumentos de análise que permitam pensar o futuro do Planeta e da sociedade global de que somos parte.
  • Aprofundar e difundir a teologia da Criação.
  • Incentivar a celebração em comum do Dia da Criação.
  1. Para a prossecução destes objectivos, a Rede promoverá a realização de sessões de esclarecimento e sensibilização, fomentará a criação de “focos de cuidado da casa comum” (grupos locais empenhados na promoção de uma ecologia integral) aos quais proporcionará os correspondentes instrumentos de reflexão e guiões para iniciativas de conversão ecológica, bem como animará plataformas para difusão e troca das diferentes experiências.
  2. Com idêntica finalidade, a Rede propõe-se criar e manter um sítio na net com vista a promover o pensamento da encíclica Laudato si’, incentivar a reflexão sobre estilos de vida pessoal e colectiva, partilhar testemunhos de gestos e comportamentos de ecologia integral, fazer pontes com iniciativas relevantes que ocorram no espaço eclesial e na sociedade civil.
  3. A Rede é uma plataforma aberta à participação ecuménica, animada por uma Comissão de Coordenação, apoiada por uma Comissão Executiva, uma Comissão de apoio teológico e científico e uma Comissão de informação e documentação.
  4. A rede Cuidar da Casa Comum actuará em consonância com a Conferência Episcopal Portuguesa – Comissão Episcopal do Laicado e Família.

(Aprovado na reunião da Comissão de Coordenação, em 13 Novembro 2017)