Focos de conversão ecológica

 

Apresentação

  1. Cuidar da Casa Comum é uma iniciativa de uma rede de instituições, obras e movimentos da Igreja Católica e pessoas a título individual. Propõe-se contribuir para a prossecução dos seguintes objectivos:
  • Aprofundar e difundir o pensamento da encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado da casa comum, nomeadamente no âmbito das respectivas instituições, organizações, obras e movimentos.
  • Acompanhar, no espaço eclesial, as questões ecológicas de âmbito nacional e mundial, evidenciando as suas causas e consequências e equacionando-as à luz da encíclica Laudato Si’, de modo a promover a tomada de consciência colectiva acerca da sua relevância e urgência.
  • Promover nas comunidades cristãs e nos respectivos espaços (paróquias, escolas, obras, movimentos e comunidades eclesiais) uma efectiva conversão ecológica e sugerir caminhos de actuação concreta com vista à adopção de procedimentos coerentes com uma ecologia integral.
  • Proporcionar instrumentos de análise que permitam pensar o futuro do Planeta, da Humanidade e da sociedade global de que somos parte.
  • Aprofundar e difundir a teologia da Criação.
  • Incentivar a celebração em comum do Dia Mundial da Criação.
  1. Para a prossecução destes objectivos, a Rede, além de outras iniciativas, promove a criação de grupos locais empenhados na promoção de uma ecologia integral (focos de conversão ecológica) aos quais proporcionará instrumentos de aprofundamento da encíclica Laudato Si’ e guiões com sugestões para iniciativas de conversão ecológica.
  2. Com idêntica finalidade, a Rede propõe-se criar e manter um sítio na net com vista a promover a difusão do pensamento da encíclica Laudato Si’, incentivar a reflexão sobre estilos de vida pessoal e colectiva em favor de uma ecologia integral, partilhar testemunhos de gestos e comportamentos de ecologia integral, fazer pontes com iniciativas relevantes que ocorram no espaço eclesial e na sociedade civil.
  3. A Rede é uma plataforma aberta à participação ecuménica, animada por uma Comissão de Coordenação, apoiada por uma Comissão Executiva, uma Comissão de apoio teológico e científico e uma Comissão de informação e documentação.

 

 

Convite

Venha fazer parte desta Rede, criando na sua paróquia um “foco de conversão ecológica”.

Os “focos” são pequenos grupos (entre 5 e 10 pessoas) constituídos para responder aos apelos do Papa Francisco na encíclica Laudato Si’, designadamente para fomentar uma conversão ecológica no seio da respectiva comunidade.

Os focos têm por missão escutar o grito da nossa Casa Comum contra o mal que lhe provocamos, identificar, na vida quotidiana, o uso irresponsável dos bens da Terra, criar no seio das respectivas comunidades pontes de diálogo com vista à construção de uma ecologia integral, tanto no plano dos comportamentos individuais com nas opções e práticas das comunidades da sua área de influência.

Os focos procurarão realizar na sua paróquia sessões de divulgação da encíclica Laudato Si’ e de sensibilização acerca das questões ecológicas, nomeadamente sobre a poluição ambiental, as alterações climáticas, a perda da biodiversidade, as desigualdades e a exclusão social.

Os focos promoverão espaços celebrativos e de oração nas comunidades a que pertencem.

Cada foco compromete-se a partilhar a sua experiência de reflexão e acção com os demais através da plataforma da Rede.

Cada foco designará um dos seus membros para o representar na Rede.

Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial duma existência virtuosa. (Laudato Si’, n. 217)