Ideias e factos

 

Cinco bombas sobre a humanidade, um artigo de Anselmo Borges

[…] A ameaça maior para a Humanidade na actualidade tem que ver com o seu excesso de poder, de tal modo que, sem diálogo, sem uma mudança de paradigma, ela pode autoeliminar-se. Quais são essas cinco bombas e o seu risco?
Texto integral aqui.

 

Da ecologia exterior à ecoespiritualidade

Assim se intitula uma reflexão muito oportuna de Manuela Silva, partilhada no blog Ouvido do Vento em Julho passado. A autora fazia notar que “esta temática, ainda que devendo estar presente em diferentes regiões do Globo e espaços sócioculturais distintos, tem redobrada actualidade no mundo ocidental de que fazemos parte”. Texto na íntegra aqui.

Aviso de Cientistas do Mundo à Humanidade – 2.ª advertência

Foi há 25 anos que 1700 cientistas de renome lançaram o primeiro alerta para a rota de colisão que contrapunha a humanidade e a natureza. Em Novembro passado, foram mais de quinze mil, de 184 países, os signatários do segundo Aviso de Cientistas do Mundo à Humanidade. O texto, em português, encontra-se aqui.

 

Lixo electrónico

“Em 2016, o mundo produziu lixo eletrônico equivalente a 4,5 mil torres Eiffel” – este o título de um artigo que dá conta de um relatório publicado pela ONU em Dezembro passado. No fim do artigo, estão ligações para mais uma série de artigos relativos ao mesmo assunto. Ver aqui.

Também pode ler sobre o relatório, em inglês e noutras línguas, no site do UN News Centre, onde  tem a ligação para o relatório na íntegra. Ver aqui.