Documentação

Carta encíclica Laudato Si´ aqui

 

Guia de Leitura da encíclica Laudato Si’

Para uns esta carta encíclica lê-se de fio a pavio e sem detença, para outros é um texto para ir “mastigando” ou saboreando paulatinamente. Sem dúvida que o seu conteúdo nos desafia desde o início a um aprofundamento do significado e implicações da nossa conversão ecológica, e a uma ecologia integral.

O guia de leitura do jesuíta norte-americano Thomas Reese, traduzido para português no Brasil, destina-se a facilitar a reflexão, que o autor sugere que seja feita em grupo e abordando um capítulo de cada vez. E nota: «Esta encíclica é ótima para uma leitura individual, mas ainda melhor para uma leitura coletiva, ou para uma discussão em grupo. Ler e discutir a encíclica em um grupo é exatamente a finalidade do documento, pois do início ao fim há chamadas para o diálogo.»

Este Guia de Leitura encontra-se aqui.

 

“Como cuidar de nossa Casa Comum”, Leonardo Boff (22/08/2015)

Neste texto-interpelação, Leonardo Boff apresenta, em traços breves, um preocupante boletim de saúde do Planeta e diz-nos o que é cuidar da Terra, dos recursos que ela oferece, da humanidade e seu património, dos sonhos e do sagrado que nos habita. Pode ler aqui.