Links

VivaLaudatoSi

O Movimento Católico Global pelo Clima convida-nos a assumir o Compromisso Laudato Si’ – http://vivalaudatosi.org/. Esta campanha pretende estimular a comunidade católica a agir com a urgência exigida pela crise climática.

 

Para animadores de crianças e jovens…

… a CAFOD disponibiliza pequenas animações e sugestões de actividades (em inglês):

 

Contra a poluição marinha, mãos à obra!

A Ocean Alive é a primeira cooperativa em Portugal dedicada à proteção do oceano. Uma experiência que vale a pena conhecer: https://www.ocean-alive.org/

 

8.º Fórum Mundial da Água – Brasília, 18 a 23 de Março de 2018

O Fórum Mundial da Água – http://www.worldwaterforum8.org/pt-br  – é o maior evento mundial sobre o tema “água” e é organizado pelo Conselho Mundial da Água. O Conselho é uma organização que unifica todas as partes interessadas no tema. No final foi emitido um comunicado para os meios de informação – http://www.worldwaterforum8.org/pt-br/news/release-final-8%C2%BA-f%C3%B3rum-mundial-da-%C3%A1gua.

Um mês antes do início do Fórum, as Nações Unidas publicaram no seu site um artigo interessante sobre o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, estudo a ser apresentado durante o evento em Brasília. O artigo está traduzido no site do IHU – Instituto Humanitas Unisinos: http://www.ihu.unisinos.br/577385-unesco-lanca-relatorio-mundial-sobre-desenvolvimento-dos-recursos-hidricos.

 

2077 10 Segundos para o Futuro

http://media.rtp.pt/2077/ – Um documentário em quatro episódios, transmitido pela RTP ao longo do mês de Janeiro, que, segundo Viriato Soromenho Marques “oferece ao grande público uma oportunidade de reflexão, fundamentada cientificamente e esteticamente sugestiva”.

 

A Prayer for the Earth – Oração pela nossa Terra

https://www.youtube.com/watch?v=VJz0ZuxxMI0 – Pode ver e ouvir no YouTube uma versão musicada e cantada da oração com que o papa Francisco termina a carta encíclica Laudato si’.

 

Outros que nos inspiram

Église verte, França

www.egliseverte.org – A Église verte francesa, ecuménica, foi uma das fontes de inspiração da nossa iniciativa Cuidar da Casa Comum. Criou o label Église verte, uma ferramenta que se destina a ajudar as comunidades cristãs num caminho de compromisso no cuidado da criação.

Eco Church, Reino Unido

https://ecochurch.arocha.org.uk – A Eco Church do Reino Unido dá corpo a um sistema criado pel’ A Rocha UK para premiar comunidades cristãs que demonstrem que o Evangelho é uma boa notícia para a Terra. Tem uma grande diversidade de recursos para desenvolver a sua acção, os quais estão disponíveis para todos no seu site.

A Rocha France

http://france.arocha.org/fr – A Rocha, de França, define-se como uma organização cristã internacional de conservação da Natureza, que nasceu em Portugal em 1983. Trabalha com bases científicas para proteger e recuperar a Natureza e promove acções entre os cristãos por uma mudança de comportamentos que respeite o meio ambiente.

Réseau des Églises vertes, Canadá

http://www.eglisesvertes.ca – Tudo partiu, em 2006, do zelo ecológico de uma jovem a colaborar nesse Verão com uma instituição da Igreja Unida do Canadá. Desde então, ano após ano, a rede das Igrejas Verdes tem vindo a desenvolver a sua acção a cuidar da Criação.

Catholic Earthcare Australia

http://catholicearthcare.org.au – É a agência da Igreja Católica australiana para a Ecologia. Inspirada na encíclica Laudato si’, desenvolve inúmeras acções de formação e acção para uma relação amorosa e sustentável com a Natureza.

Global Catholic Climate Movement – Movimento Católico Global pelo Clima

http://catholicclimatemovement.global – Uma rede mundial de mais de 400 organizações, ou centenas de milhares de católicos, de todo o mundo que se associaram para dar resposta ao apelo do Papa na Laudato si’. Desta rede fazem parte as portuguesas Caritas diocesana do Funchal e a Fundação Gonçalo da Silveira, esta uma das entidades fundadoras da rede Cuidar da Casa Comum.