“24 horas pelo clima”, a vigília ecuménica reúne crentes de todo o globo das 11h00 de sexta-feira à mesma hora de sábado, rezando por bons frutos da cimeira de Glasgow.
24 Hours for the Climate é a iniciativa de um largo conjunto de organizações, entre as quais o Movimento Laudato Si, que promove um dia inteiro de oração pelo clima e por bons resultados da COP26. «Esta vigília de 24 horas, que acontecerá presencialmente e online, será um momento de orar, meditar e reflectir sobre nossos esforços como seres humanos para proteger a nossa casa comum. Também será um momento de orar pelas negociações da COP26, para que possam resultar em discursos e acções conscientes dos nossos líderes», explica o Movimento.
Quem quiser acompanhar via streaming, encontra a ligação em https://www.24hoursfortheclimate.org/livestream.
Em Lisboa, o CUPAV vai albergar um tempo de oração presencial em sintonia com a vigília a decorrer em Glasgow:
«Na noite de 5 para 6 de Novembro vai acontecer globalmente uma Vigília ecuménica de 24 horas pelo Cuidado da Casa Comum, em especial pela COP26, transmitida a partir de Glasgow.
No CUPAV, na noite do dia 5, das 21h15 às 23h00 (mas poderão continuar turnos pela noite fora) queremo-nos unir em oração, numa disposição interior de peregrinação comum, a todos os peregrinos que chegaram a Glasgow e a todos os que velam, não só esta noite, mas em cada gesto do dia-a-dia, por um mundo em dor.»
Relembramos parte da motivadora mensagem do Papa, transmitida pela BBC dois dias antes da abertura da COP26. Francisco voltou a lembrar que as múltiplas crises que têm afectado a humanidade requerem esforço e coragem para escolhas radicais, mas trazem oportunidade de transformação:
Cada crise requer visão, capacidade de planeamento e rapidez de execução, repensando o futuro da nossa casa e projecto comum.
Estas crises confrontam-nos com escolhas radicais, que não são fáceis. Cada momento de dificuldade também contém oportunidades, que não podem ser desperdiçadas.
Podem ser enfrentadas deixando prevalecer atitudes de isolamento, proteccionismo, exploração; ou podem representar uma verdadeira oportunidade de transformação, um verdadeiro ponto de conversão, e não apenas em sentido espiritual.
Este último caminho é o único que conduz a um horizonte “luminoso” e só pode ser prosseguido através de uma corresponsabilidade global renovada, uma nova solidariedade baseada na justiça, na partilha de um destino comum e na consciência da unidade da família humana, projecto de Deus para o mundo.
Este é um desafio de civilização a favor do bem comum e de uma mudança de perspectiva, na mente e na visão, que deve colocar no centro de todas as nossas acções a dignidade de todos os seres humanos de hoje e de amanhã.
Estão disponíveis o texto completo em português, bem como o vídeo (só em italiano): Il Papa alla Bbc: contro crisi climatica conversione e cultura della cura.