Entrevista de Viriato Soroenho-Marques: «Em vez de uma economia que controla a política, temos de ter uma política que controle a economia.»

 

Viriato Soromenho-Marques, o conhecido professor catedrático de Filosofia da Universidade de Lisboa e uma das vozes mais esclarecidas sobre as questões da crise climática, deu uma extensa entrevista ao Público, que, como seria de esperar, vale bem o tempo que levarmos a lê-la. V.S.-M. disponibilizou-nos em pdf o texto da entrevista.

«Na minha leitura modesta, temos de trabalhar com aquilo que sabemos e procurar caminhos que não conhecemos. Não vamos é por caminhos que já conhecemos e não levam a parte nenhuma.»

Refere, por exemplo, o tempo de que dispomos para evitar desastres maiores e limites que não ponderámos devidamente. A conversa com os jornalistas passa por diferentes âmbitos do conhecimento, da sociedade, da política, e o Professor tem um olhar crítico e até severo e nem tudo nem todos ficam bem no retrato.

«A mudança dos padrões de consumo ou de estilos de vida é importante do ponto de vista ético. Estamos a falar de uma crise que é política, mas também é uma crise de identidade.»

A terminar, interrogado sobre optimismo e pessimismo em relação ao futuro, apresenta “o triângulo”, uma pequena teoria que construiu, e evoca passos surpreendentes da História recente para explicar porque acredita que «isto não é bem a mesma coisa, mas a verdade é que vale sempre a pena lutar».

 

Share