De 1 de Setembro a 4 de Outubro, decorre o Tempo da Criação. Arranca com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação.
O Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC) promove um tempo de oração on line, para juntar cristãos de todo o mundo. Será pelas 15h00 de Portugal. Para participar, há que registar-se através do site Season of Creation, que mostra uma agenda das principais iniciativas que ocorrem à volta do Planeta, ou, pode ir directamente aqui.
Mais tarde, à meia-noite em Portugal (20h00 de Brasília), realiza-se um outro momento de oração inter-religiosa on line, em que qualquer pessoa pode inscrever-se, também para receber a gravação.
E o Tempo da Criação prolonga-se por cinco semanas, até ao dia em que se celebra S. Francisco de Assis (4 de Outubro). No vídeo divulgado pela Rede Mundial de Oração do Papa para o mês de Setembro, Francisco não se fica por meias-palavras e refere a exploração desenfreada dos recursos da Terra e o desequilíbrio do uso dos mesmos, acentuando-se a disparidade entre os que têm de sobra e queles a quem falta o essencial para a sua sobrevivência e qualidade de vida, respeitando a dignidade humana.
Estamos espremendo os bens do planeta. Espremendo-os, como se fosse uma laranja.
Países e empresas do Norte enriqueceram explorando dons naturais do Sul, gerando uma “dívida ecológica”. Quem pagará essa dívida?
Além disso, a “dívida ecológica” é ampliada quando multinacionais fazem fora de seus países o que elas não têm permissão para fazer nos seus. É ultrajante.
Hoje, não amanhã, hoje, temos que cuidar da Criação com responsabilidade.
Rezemos para que os recursos do planeta não sejam saqueados, mas partilhados de forma justa e respeitosa.
Não ao saque, sim à partilha.
O patriarca ecuménico ortodoxo, Bartolomeu I, na sua mensagem para o Dia de Oração pelo Cuidado da Criação é igualmente assertivo, como dá conta o Vatican News.
Em Portugal, a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana enviou uma nota aos meios de comunicação em que diz que este 1.º de Setembro é «uma oportunidade extraordinária», no contexto da pandemia Covid-19, como informa a Agência Ecclesia.
Encontra mais informação de interesse sobre o Tempo da Criação no 7 Margens.