O Tempo para a Criação em 2018 teve o seu ponto alto no encontro Também somos Terra, que se realizou no Seminário de Almada em 29 de Setembro, com a participação de perto de 100 pessoas. Foi uma jornada muito rica, graças aos diversos contributos que foram partilhados e que disponibilizamos aqui.
O nome dado ao encontro foi também título do painel que preencheu uma parte da manhã. Nele intervieram Juan Ambrósio, Francisco Ferreira e Manuela Silva e as suas comunicações, escutadas com visível interesse e seguidas de um diálogo muito participado, estão disponíveis aqui:
- Juan Ambrósio (pp e guião de leitura);
- Francisco Ferreira (aqui dividida em partes 1, 2 e 3);
- e Manuela Silva.
Caminhada Orante
Ao fim da manhã fez-se uma Caminhada Orante, que levou @s participantes a percorrerem os caminhos do espaço exterior do seminário, contemplando, meditando, dialogando, em várias etapas. (Guião preparado para imprimir em formato de livrinho, aqui.)
Testemunhos de conversão ecológica
Durante a tarde do Encontro Também somos Terra, houve ocasião para escutar testemunhos de diferentes grupos seriamente empenhados em fazer a diferença e promover mudanças de atitudes e comportamentos de cuidadores da Criação:
- o foco de conversão ecológica dos Envendos;
- o grupo de alun@s do Liceu Camões empenhad@s em fazer a diferença;
- o grupo da Acção Católica Rural da região do Oeste (versão resumida).
Compromisso “Também somos Terra”
No fim da celebração da Eucaristia, presidida por D. José Ornelas, bispo de Setúbal, o encontro-festa em Almada fechou com chave de ouro, quando foi lido em uníssono por todos os participantes o compromisso “Também somos Terra”.
Todos estão convidados a assumir este compromisso e procurar concretizar o que estiver ao seu alcance numa linha de conversão a uma ecologia integral e como cuidadores da casa comum.