Decorre de 18 a 25 de Janeiro o oitavário ecuménico de oração pela unidade dos cristãos, este ano com o tema “Permanecei no meu amor e produzireis muito fruto”.

 

www.ecumenismoporto.org

«Amanhã [dia 18] é um dia importante: tem início a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos», anunciou o papa Francisco, no final do Angelus. «Nestes dias rezamos juntos para que se cumpra o desejo de Jesus: “Que todos sejam um” (Jo 17, 21). A unidade, que é sempre superior ao conflito», sublinhou.

Em Portugal, a Comissão Ecuménica do Porto – que integra as Igrejas Católica Romana, Lusitana (Comunhão Anglicana), Metodista, Evangélica Alemã do Porto, Ortodoxa Russa, Ortodoxa de Constantinopla e a Igreja de St. James – tem publicados no seu site um comunicado e um roteiro para esta semana. Também remete para um guião internacional na tradução da CNBB. De salientar o convite para a Celebração Ecuménica Nacional (com acção de graças pelo 50.º aniversário do COPIC), que se pode acompanhar on line no dia 23 de janeiro, pelas 15h30.

No dia 22, às 21h00, pode acompanhar-se virtualmente um momento de oração preparado pela Igreja Lusitana, o Movimento dos Focolares e Juntos pela Europa. Basta entrar na reunião zoom com os seguintes dados:

 

Um itinerário de oração

A proposta de reflexão para a semana  de 2021 foi preparada pelas monjas da comunidade ecuménica de Grandchamp, na Suíça. O guião sublinha: «Permanecendo em Cristo, a fonte de todo amor, o fruto da comunhão cresce: comunhão com Cristo exige comunhão com os outros. Quanto mais nos afastamos de Deus, mais nos afastamos uns dos outros; quanto mais nos afastamos uns dos outros, mais longe de Deus vamos ficando.»

O Voz Portucalense publicou guião, com subsídios em português, editado pela Conferência Episcopal Portuguesa – Comissão Missão e Nova Evangelização e pelo Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC). Dele salientamos o itinerário de oração para os oito dias da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2021:

  • Dia 1 – Chamados por Deus: «Vós não me escolhestes, eu vos escolhi» (Jo 15,16a).
  • Dia 2 – Amadurecendo interiormente: «Permanecei em mim, como permaneço em vós» (Jo 15,4a).
  • Dia 3 – Formando um corpo: «Amai-vos uns aos outros como eu vos amei» (Jo 15,12b).
  • Dia 4 – Orando juntos: «Já não vos chamo servos… chamo-vos amigos» (Jo 15,15).
  • Dia 5 – Deixando-se transformar pela Palavra: «Vós já estais purificados pela Palavra» (Jo 15,3).
  • Dia 6 – Acolhendo outros: «Ide produzir frutos, frutos que permaneçam» (Jo 15,16b).
  • Dia 7 – Crescendo na unidade: «Eu sou a vinha, vós sois os sarmentos» (Jo 15,5a).
  • Dia 8 – Reconciliando-se com toda a criação: «Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita» (Jo 15,11).

 

Fontes:

 

Share