Decorre entre 18 e 25 de Janeiro o oitavário ecuménico pela unidade, inspirado na experiência dos magos que seguiram a estrela para ir adorar o Messias.

 

O tema para 2022 é “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos prestar-lhe homenagem”, uma proposta do Conselho das Igrejas do Médio Oriente, que tem sede em Beirute, no Líbano.

No domingo, 16, o papa Francisco, no final do Angelus, destacou esta semana de oração:  «Este ano, é-nos proposto reflectirmos na experiência dos Magos, que vieram do Oriente a Belém para honrar o Rei Messias. Também nós, cristãos, na diversidade das nossas confissões e tradições, somos peregrinos em caminho, rumo à plena unidade. Aproximamo-nos mais da meta quanto mais fixo tivermos o nosso olhar em Jesus, nosso único Senhor», acrescentou.

Como informa a Ecclesia, o Papa vai encerrar a semana de oração, como é tradição, com a celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo fora dos Muros, em Roma, com a presença de representantes de várias Igrejas e comunidades cristãs.

Para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2022, os cardeais Mario Grech e Kurt Koch, respectivamente secretário-geral do Sínodo dos Bispos e presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, convidam todos os cristãos a rezar pela unidade e a continuar caminhando juntos, lê-se na revista Mensageiro de Santo António que cita os dois cardeais:

Como os Reis Magos, também os cristãos caminham juntos (synodos) guiados pela mesma luz celestial e enfrentando a escuridão do mundo. Também eles são chamados a adorar juntos a Jesus e a abrir os seus tesouros. Conscientes da nossa necessidade de sermos acompanhados pelos nossos irmãos e irmãs em Cristo e pelos seus muitos dons, pedimos-lhes que caminhem connosco durante estes dois anos e rogamos sinceramente que Cristo nos aproxime d’Ele e que assim nos aproximemos uns dos outros.

E, neste espírito, propõem uma oração inspirada no tema da Semana de Oração de 2022:

Pai Celestial,
como os Reis Magos foram a Belém conduzidos pela estrela,
que a tua luz celestial guie também a Igreja Católica durante este tempo sinodal,
para que caminhe junto de todos os cristãos.
Como os Reis Magos estavam unidos na sua adoração a Cristo,
aproxima-nos do Teu Filho, para que, mais próximos uns dos outros,
sejamos um sinal da unidade que desejas para a Tua Igreja e para toda a criação.
Pedimo-lo através de Cristo Nosso Senhor.

Amen

 

No primeiro dia da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, uma Oração Ecuménica na Basílica dos Congregados em Braga, reuniu o bispo da Igreja Metodista D. Sifredo Teixeira, o bispo da Igreja Lusitana D. Jorge Pina Cabral e administrador apostólico da Arquidiocese de Braga, D. Jorge Ortiga. Mais informação em: https://www.diocese-braga.pt/noticia/1/31779

Também o Copic (Conselho Português de Igrejas Cristãs) salienta que as Igrejas em Portugal são chamadas a ser sinal de reconciliação e de esperança. No seu site divulga a informação sobre a celebração a nível nacional entre as Igrejas cristãs que terá lugar na Sé de Aveiro no sábado, 22 de janeiro às 17h00, e em que estarão presentes bispos e responsáveis de diversas Igrejas. O Copic e a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) promoveram a tradução e edição em português do Guião do Oitavário pela Unidade e dos Cristãos.  

Em Lisboa, no mesmo dia, à noite, há uma vigília ecuménica jovem, como pode ver aqui.

 

Share