Na Cimeira Climática do Porto, além de Al Gore, houve outros protagonistas, com grande sentido de responsabilidade social, que contaram o que mudaram.

 

A Climate Change Leadership, a cimeira sobre as alterações climáticas que ocorreu no Porto, na primeira semana de Março, teve este ano como estrela principal Al Gore, o antigo vice-Presidente dos EU. Mas houve outros oradores cuja acção vale a pena dar a conhecer como casos de boas práticas.

 

Campeão da Terra

Afroz Shah era um jovem advogado em Bombaim quando se sentiu movido a alterar radicalmente a sua vida, porque não se conformou ao ver uma praia que mais parecia uma lixeira a céu aberto. Foi em Outubro de 2015 que ele e um vizinho começaram a recolher, peça a peça, as toneladas de lixo acumulado na praia de Versova e passaram a dedicar a tal empresa todos os fins-de-semana. O certo é que inspiraram inúmeros voluntários, de moradores dos bairros mais pobres a estrelas de cinema, de crianças a políticos. Literalmente recolheram mais de cinco mil toneladas de lixo de 2,5 quilómetros de praia.

Daquela praia, a iniciativa expandiu-se para outros pontos críticos, um rio, mangueirais, e o efeito de sensibilização das populações é impressionante. Afroz Shah reebeu das Nações Unidas, em 2016, a distinção de Champion of the Earth ‒ Inspiration and Action (Campeão da Terra ‒ Inspiração e Acção).

Como quer dar o exemplo, sempre que pode, onde quer que vá, promove acções de limpeza ‒ «É preciso agir no terreno, na prática.» E foi o que fez em Vila Nova de Gaia, percorrendo a praia a recolher plásticos logo de manhã bem cedo, com jovens voluntários que se mobilizaram para o acompanhar.

Fontes: Público e UNEP

 

Hambúrgueres “verdes”

A Max Burgers é uma grande empresa sueca que resolveu ir mais longe do que reduzir a pegada ecológica a zero. Para reduzir o consumo de carne e continuar a fazer bom negócio, está empenhada em tornar os hambúrgueres “verdes” tão saborosos como os de vaca.

Kaj Török​, responsável pela sustentabilidade da empresa, foi orador na cimeira do Porto, onde explicou como a cadeia de fast food combate as alterações climáticas. Criaram uma ementa com pegada ecológica positiva para que o cliente possa “dar uma trinca para ajudar o clima”. Para tanto, além de reduzir as emissões de carbono, há que neutralizar as restantes. Com esse objectivo, a Max Burgers promove a plantação de árvores no continente africano e já vai em mais de dois milhões de árvores, que capturam cerca de 110% das emissões de dióxido de carbono (CO2) da Max Burgers.

Török defende que nos tornemos “flexitarianos”,  ou seja, vegetarianos em part-time

 

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