Na Cimeira Climática do Porto, além de Al Gore, houve outros protagonistas, com grande sentido de responsabilidade social, que contaram o que mudaram.
A Climate Change Leadership, a cimeira sobre as alterações climáticas que ocorreu no Porto, na primeira semana de Março, teve este ano como estrela principal Al Gore, o antigo vice-Presidente dos EU. Mas houve outros oradores cuja acção vale a pena dar a conhecer como casos de boas práticas.
Campeão da Terra
Afroz Shah era um jovem advogado em Bombaim quando se sentiu movido a alterar radicalmente a sua vida, porque não se conformou ao ver uma praia que mais parecia uma lixeira a céu aberto. Foi em Outubro de 2015 que ele e um vizinho começaram a recolher, peça a peça, as toneladas de lixo acumulado na praia de Versova e passaram a dedicar a tal empresa todos os fins-de-semana. O certo é que inspiraram inúmeros voluntários, de moradores dos bairros mais pobres a estrelas de cinema, de crianças a políticos. Literalmente recolheram mais de cinco mil toneladas de lixo de 2,5 quilómetros de praia.
Daquela praia, a iniciativa expandiu-se para outros pontos críticos, um rio, mangueirais, e o efeito de sensibilização das populações é impressionante. Afroz Shah reebeu das Nações Unidas, em 2016, a distinção de Champion of the Earth ‒ Inspiration and Action (Campeão da Terra ‒ Inspiração e Acção).
Como quer dar o exemplo, sempre que pode, onde quer que vá, promove acções de limpeza ‒ «É preciso agir no terreno, na prática.» E foi o que fez em Vila Nova de Gaia, percorrendo a praia a recolher plásticos logo de manhã bem cedo, com jovens voluntários que se mobilizaram para o acompanhar.
Hambúrgueres “verdes”
A Max Burgers é uma grande empresa sueca que resolveu ir mais longe do que reduzir a pegada ecológica a zero. Para reduzir o consumo de carne e continuar a fazer bom negócio, está empenhada em tornar os hambúrgueres “verdes” tão saborosos como os de vaca.
Kaj Török, responsável pela sustentabilidade da empresa, foi orador na cimeira do Porto, onde explicou como a cadeia de fast food combate as alterações climáticas. Criaram uma ementa com pegada ecológica positiva para que o cliente possa “dar uma trinca para ajudar o clima”. Para tanto, além de reduzir as emissões de carbono, há que neutralizar as restantes. Com esse objectivo, a Max Burgers promove a plantação de árvores no continente africano e já vai em mais de dois milhões de árvores, que capturam cerca de 110% das emissões de dióxido de carbono (CO2) da Max Burgers.
Török defende que nos tornemos “flexitarianos”, ou seja, vegetarianos em part-time