Estão disponíveis várias propostas de roteiro para um caminho quaresmal, sugestões para uma pausa nas rotinas e azáfamas, dando espaço à reflexão e à atitude orante.

 

Além do convite da paróquia do Campo Grande, que já estava publicado nesta página, acrescentamos agora a ligação para sugestões da agência Ecclesia e do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

Um dos objectivos da rede Cuidar da Casa Comum é promover a conversão a uma ecologia integral, que vai além das questões ambientais e envolve as vertentes sociais, políticas, económicas. Isto deve traduzir-se numa mudança de estilos de vida e será tanto mais consistente e capaz de perdurar quanto for correspondente a linhas de espiritualidade ecológica que, como disse o papa Francisco (LS 216), «nascem das convicções da nossa fé, pois aquilo que o Evangelho nos ensina tem consequências no nosso modo de pensar, sentir e viver».

 

Paróquia do Campo Grande, Lisboa

A paróquia do Campo Grande convida-nos a fazer um caminho de oração inspirando-nos em textos de José Tolentino Mendonça. Com o tema “A mística dos sentidos”, propõe-se «um caminho através dos sentidos, experimentando a realidade daquilo e daquele que vem».

No site da igreja do Campo Grande, é publicada todos os domingos durante a Quaresma uma nova etapa desse roteiro espiritual. Também se encontra disponível em pdf a reflexão da Quarta-Feira de Cinzas, com o sugestivo título de “O que não nos foi dado”.

 

SNPC

O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura oferece-nos, em primeiro lugar, as palavras do papa Francisco na audiência geral da Quarta-Feira de Cinzas: no «deserto» da Quaresma, fecha a televisão e abre a Bíblia, desliga o telemóvel e liga o Evangelho.

Tem a rubrica intitulada Rumo ao Amor que vai seguindo, dia após dia, a orientação espiritual de Luigi Verdi, sacerdote italiano fundador e responsável pela Fraternidade de Romena. Encontram-se os dias todos aqui.

Em Umbrais, ao evangelho do dia juntam-se poesia, pequenos textos para meditar, pintura, a pavimentar um itinerário espiritual múltiplo.

 

Viver 40 dias a partir dos cinco sentidos

Um percurso com base nos cinco sentidos – visão, olfacto, paladar, tacto e audição – é a proposta da Ecclesia para a Quaresma 2020. Há cinco convidados para orientar a reflexão, animando as noites de segunda a sexta no programa de rádio emitido na Antena 1. O padre António Pedro Monteiro, na primeira semana, 2-6 de Março, andou em torno do olfacto. A seguir, Helena Valentim, reflecte sobre o sentido da visão. O paladar é a inspiração trazida pelo chef Kiko, na terceira semana. No tacto “pega” Cátia Tuna e, na quinta semana, é  vez de Sandra Costa Chaves nos guiar pelo ouvido.

Os programas são emitidos, de segunda a sexta-feira, na Antena 1, às 22h45, e posteriormente ficam disponíveis no portal da Agência ECCLESIA.

 

Share