Uma lei de bases do Clima virá firmar um compromisso político mais sólido e estável, foi defendido recentemente numa conferência na Assembleia da República.

A ZERO, em parceria com a Comissão de Ambiente da Assembleia da República, promoveu em Fevereiro uma conferência sobre “Oportunidades para uma Lei de Bases do Clima em Portugal”, com a participação de alguns especialistas estrangeiros, dois britânicos e um sueco. Defendem que há que criar uma Lei de Bases do Clima que assegure um verdadeiro compromisso político entre gerações.

A Zero divulga as apresentações dos peritos convidados no seu site. Da sua experiência, os conferencistas concluem que, com uma lei do clima, que ultrapassa os ciclos de legislatura, o compromisso político do Governo aumenta, os parlamentos passam a escrutinar a política climática e a sociedade civil tem mais voz. Além disso, cria uma estabilidade que é mais atractiva para se planear investimentos. O Público conversou com eles e com Francisco Ferreira, da Zero, como pode ler aqui.

Share