Apresentamos alguns textos para alimentar a reflexão que estes tempos exigem de todos nós. Uns estão em letra de forma, outros são-nos lidos em pequenos vídeos.

 

“Cinco anos da Laudato Si’ – O que mudou?”

Luísa Franco, neste artigo que assina no ponto sj, mostra-nos uma sucessão de passos de um itinerário de mudança que tem vindo a ganhar espaço desde a publicação da encíclica Laudato Si’, em 2015. Como ela sugere, é bom “fazer memória”.

«Não terá sido por acaso que o Papa escolheu o louvor como mote. O louvor e a gratidão são destacados ao longo da encíclica, enquanto passo fundamental para o cuidado da casa comum. Também nós temos muito a agradecer durante esta Semana Laudato Si´ convocada pelo papa Francisco, no âmbito do 5.º aniversário da encíclica.

O que mais gosto no gesto de celebrar uma data é o que esse traz consigo: a oportunidade de fazer memória, palavra tão querida ao nosso Papa. Celebrar é, sobretudo, recordar tudo o que essa data trouxe às nossas vidas.»

 

A utopia como projecto colectivo

É indispensável um novo contrato social, que inclua o ambiente, avisa João Wengorovius Meneses, do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal). Perante a crise grave que é de esperar em consequência da pandemia, o secretário-geral daquela associação fala de uma correcção da rota, com base em mudanças estruturais e sistémicas. Enumera aspectos positivos que se salientaram nos últimos tempos e sugere que se avance num projecto colectivo no qual «caberá aos Estados liderar a resposta – colaborativamente e em nome das pessoas e do planeta».

O artigo completo – “Anarquia, Estado e Utopia” – saiu no Público.

 

Polifonia de textos que iluminam

“Palavras para este tempo” foi o mote, segundo Alfredo Teixeira, que promoveu esta iniciativa: «A partir daí, cada um escolhe o seu texto, construindo uma espécie de polifonia com uma dimensão de improvisação.»

«Pedi-lhes que escolhessem uma página de uma obra, que fosse iluminadora para a experiência do tempo que vivemos», explicou ao 7 Margens o mentor desta colectânea em vídeos. E o resultado tem sido uma bela surpresa. Estão ainda a sair, dois por semana, até final de Junho, reunindo-se assim cerca de duas dezenas e meia de textos.

 

Share