O Encontro Internacional sobre a Fraternidade Humana convida todos a um compromisso com uma cultura de fraternidade e lança uma recolha de assinaturas por todo o mundo.

 

NinoSouzaNino-Pixabay

No sábado, dia 10 de junho, realiza-se no Vaticano o Encontro Internacional sobre a Fraternidade Humana, intitulado “#NotAlone”. Este evento, que decorre de manhã e de tarde, conta com a participação de mais de 30 prémios Nobel da Paz e centenas de jovens de todo o mundo. Tem transmissão directa, da parte da tarde, na Rai 1, mas também através do Youtube.

 

«Todos temos a mesma dignidade, mas somos diferentes sob todos os pontos de vista: antropológico, cultural, social, étnico, religioso. Mas esta é a grande beleza e também o grande dom e potencial, porque em torno destas diferenças, lidas à luz da fraternidade, é possível construir a comunhão, comunidade», sublinhou o cardeal Mauro Gambetti, vigário-geral do Papa para a Cidade do Vaticano, quando da apresentação do evento.

O encontro tem programados, de manhã, cinco grupos de trabalho; num reúnem-se os Nobel, os outros agregam-se por áreas: ambiente, escolas, pessoas vulneráveis e associações. Da parte da tarde, na Praça de São Pedro, a partir das 16h00 (menos uma em Lisboa) haverá partilha de experiências, actuação de artistas e será lançada uma recolha de assinaturas para todo o mundo. O encontro terá ligação ao vivo a oito praças de países diferentes, a saber: Brazzaville (República do Congo), Bangui (República Centro-Africana), Adis Abeba (Etiópia), Buenos Aires (Argentina), Nagasaki (Japão), Lima (Peru), Jerusalém (Israel) e o navio humanitário Mare Jonio, em Trapani, Itália.

«Acreditamos que gradualmente, pouco a pouco, introduzir o tema da fraternidade significa influenciar e mudar a mentalidade», diz o padre Francesco Occhetta, secretário-geral da Fundação Fratelli Tutti, que organizou este dia em conjunto com a Basílica de São Pedro, o Dicastério para o Desenvolvimento Humano e o Dicastério para a Comunicação.

#NotAlone termina com um abraço de paz que unirá os 300 jovens participantes ao longo da Colunata de Bernini e em ligação com as praças do mundo.



Mais informações no Vatican News e na Agência Ecclesia.

 

Share