Está a chegar o fim-de-semana da Jornada Memória e Esperança, que vai ser assinalada por todo o país com iniciativas muito diversas.
A jornada foi apresentada em Julho 2021 quando foi publicado um manifesto, no Jornal de Notícias, Público e 7Margens, o qual era subscrito por um conjunto de 100 cidadãos de diferentes áreas: política, cultural, religiosa e social. Entretanto foi criado um site, onde se pode subscrever o manifesto e inscrever iniciativas na jornada, além de encontrar materiais diversos e mais um sem-número de informações.
O nosso manifesto
O vírus da pandemia que assolou o mundo em 2020-21 está a ser combatido com eficácia pelas medidas sanitárias e pelas vacinas conseguidas em tempo record. O rasto deixado é de desolação: o número dos diretamente afetados caminha para os 180 milhões e, desses, perto de quatro milhões perderam a vida. Estamos perante uma tragédia de proporções avassaladoras.
Ao olhar para a fase pós-pandemia na realidade que nos é mais próxima, não podemos esquecer, não podemos fazer tábua-rasa, da experiência traumática que o último ano representou para centenas de milhares de portugueses que viveram e vivem momentos trágicos.
Ver texto completo do manifesto, a proposta da jornada e os nomes da comissão promotora aqui.
O 7Margens tem vindo a acompanhar a Jornada Memória e Esperança com artigos que se encontram aqui.
Destacamos apenas a cerimónia de encerramento como vem descrita no site:
Cerimónia de encerramento da Jornada Memória e Esperança
- Data da atividade: 24.10.2021
- Localização: Lisboa, Hospital de Santa Maria
Domingo, 24 de outubro, a partir das 17h00 nos terrenos do Hospital de Santa Maria (HSM), decorre a cerimónia de encerramento da Jornada Memória e Esperança, que terminará junto do Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Lisboa (EUL). Preside à cerimónia Sua Excelência o Presidente da República. No decorrer do ato será plantada a Árvore da Memória nos terrenos próximos do HSM e, posteriormente, a Árvore da Esperança nos terrenos do EUL. Atuará uma banda de música. São esperadas várias individualidades. O convite para estar presente é aberto a toda a população de Lisboa. Sua Excelência o Presidente da República usará da palavra no termo da cerimónia.