O episcopado brasileiro emitiu uma nota com o expressivo título “Levante a voz pela Amazónia”, em que dá como referência a ecologia integral e a Laudato si’.

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na sexta-feira, dia 23 Agosto 2019,  exortou o povo daquele país, perante «os absurdos incêndios e outras criminosas depredações», a tomar posição e protestar, reclamando medidas eficazes com urgência.

Perante o agravamento da situação, a nota dos bispos, também disponível em vídeo, não usa de eufemismos:

O povo brasileiro, seus representantes e servidores têm a maior responsabilidade na defesa e preservação de toda a região amazônica. O Brasil possui significativa extensão desse precioso território, com o rico tesouro de sua fauna, flora e recursos hidrominerais. Os absurdos incêndios e outras criminosas depredações requerem, agora, posicionamentos adequados e providências urgentes. O meio ambiente precisa ser tratado nos parâmetros da ecologia integral, em sintonia com o ensinamento do Papa Francisco, na sua Carta Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado com a casa comum.

“Levante a voz pela Amazônia” é um movimento, agora, indispensável, em contraposição aos entendimentos e escolhas equivocados. A gravidade da tragédia das queimadas, e outras situações irracionais e gananciosas, com impactos de grandes proporções, local e planetária, requerem que, construtivamente, sensibilizando e corrigindo rumos, se levante a voz. 

“Levante a voz” para esclarecer, indicar e agir diferente, superar os descompassos vindos de uma prolongada e equivocada intervenção humana, em que predominam a “cultura do descarte” e a mentalidade extrativista.

Não é hora de desvarios e descalabros em juízos e falas.

Apontam ainda o próximo Sínodo sobre a Amazónia, que se realiza em Outubro, como «sinal de esperança e fonte de indicações importantes no dever de preservar a vida, a partir do respeito ao meio ambiente».

 

Share