Os artigos que apontamos datam do ano passado, mas não perderam a validade e ajudam a reflectir e a interpretar melhor esta realidade que hoje nos desafia.
Completou-se em Dezembro a colaboração a que a REDE foi convidada pelo Mensageiro do Coração de Jesus. Ao longo de 2020, a revista da Rede Mundial de Oração do Papa, ou Apostolado de Oração, publicou em cada mês um artigo da autoria de um membro da REDE Cuidar da Casa Comum.
- Agosto-Setembro: “Lançai as redes e haveis de encontrar”, Pedro Franco.
- Outubro: “O que é ser mulher leiga na Igreja”, Teresa Vasconcelos.
- Novembro: “A inteligência artificial a cuidar da casa comum”, João Miguel Almeida.
- Dezembro: “Para uma vida de oração”, João Luís Fontes.
Laudato Si’, um documento «que vale a pena revisitar»
Data de Agosto o artigo de Luísa Schmidt publicado no Ponto sj e que recomendamos. De forma concisa e incisiva mostra como «no presente contexto, marcado por uma grave crise – de saúde pública, social e ambiental –, a Laudato Si’ tornou-se um documento mais actual do que nunca que vale a pena revisitar».
A Terra está-nos emprestada
«Não herdámos a Terra dos nossos pais, pedimo-la emprestada aos nossos filhos» – este provérbio índio americano é o título sugestivo de um artigo de João Wengorovius Meneses, secretário-geral do BCSD Portugal, que explica a importância e urgência de preservar a biodiversidade e como as empresas devem assumir esse cuidado como uma prioridade.
O sonho de uma humanidade nova
Pouco antes do Natal, o Mensageiro de Santo António publicou um texto de Juan Ambrósio que nos fala de uma humanidade nova que, na Fratelli Tutti, somos convidados a sonhar e, «igualmente, a comprometermo-nos com a sua edificação e desenvolvimento».