O caderno especial da edição de Abril da revista Mensageiro de Santo António focou-se mais uma vez no cuidar da casa comum, com a colaboração da REDE.
O título – Incertezas e sinais de esperança na casa comum – refere-se a diferentes olhares e iniciativas que, na sua esfera de acção, mostram modos de cuidar. Oxalá possam incentivar outros, por sua vez e com criatividade, a dar passos decididos e portadores de futuro para uma ecologia “poliédrica”.
Ouvimos e falamos constantemente de “cuidar da casa comum”, mas não podemos manter-nos como que anestesiados pelas palavras bem-intencionadas. É tempo de concretizar outras formas de usar os recursos da Terra, que nos está emprestada pelas gerações futuras e que devemos restituir em boas condições.
Luís Mah apresenta sucintamente as conclusões do Relatório do Desenvolvimento Humano (2021/2022) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Marisa Temporão leva-nos a escutar o que dizem as crianças e Humberto Martins mostra-nos como se deu resposta a uma situação de fragilidade e sofrimento, construindo uma aldeia acolhedora.