Ideias e factos

 

Desinvestimento em combustíveis fósseis

Esta campanha, lançada pelo Movimento Católico Global pelo Clima (GCCM, na sigla inglesa), continua a crescer.  Em Abril, por ocasião do Dia da Terra, foi a vez de a Comissão Nacional Justiça e Paz anunciar a sua adesão à iniciativa global, a par de dezenas de organizações (mais…)

Plastic Bank transforma lixo em dinheiro para os pobres

Dois canadianos criaram o conceito de “plástico social” e fundaram uma empresa, a Plastic Bank, para concretizar a sua ideia. Procuram atacar dois problemas: reduzir a quantidade de plástico que vai parar ao mar e constitui uma ameaça muito preocupante à vida marinha, e não só; ao mesmo tempo que (mais…)

Voltemos ao vasilhame

No Reino Unido, seguindo o exemplo da Noruega e da Alemanha, vão usar máquinas que recebem garrafas de plástico e vidro vazias e devolvem os 25 cêntimos de depósito que foram pagos pelo consumidor quando comprou as bebidas. (mais…)

22 de março – Dia Mundial da Água

Logo a seguir ao Dia Mundial da Árvore ou Dia Internacional da Floresta (21 de março), celebra-se o Dia Mundial da Água. A propósito destas datas saiu um artigo, intitulado “Os quatro mandamentos do Papa sobre o meio ambiente”, que recorda alguns parágrafos da Laudato Si’ (mais…)

E se em vez de implodir um edifício o desconstruíssemos?

Na Dinamarca e Alemanha, há edifícios inteiramente construídos com materiais reciclados. Em Portugal, pouco ou nada se faz nesse sentido: a lei determina que se incorporem cinco por cento de materiais reciclados em obras públicas. Mas, a partir de 2020, na União Europeia, a percentagem obrigatória será de 70 por cento. (mais…)

Consumismo ou desapego

“A maior parte dos luxos e muitas das chamadas ‘comodidades’ não só não são indispensáveis, como são, pelo contrário, verdadeiros obstáculos ao progresso da humanidade.” Com esta declaração bem incisiva, o cardeal Gianfanco Ravasi, (mais…)

Não desistam: há muito que ainda podemos fazer pelo nosso planeta

Esta é a mensagem que Fiona Gell, que se dedica há mais de 20 anos à ciência marinha e preservação, quer fazer chegar, antes de mais, às crianças, que vêem constantemente notícias e documentários sobre o ambiente e as espécies ameaçadas que podem incutir nelas desespero. (mais…)

Mudanças climáticas: problema do presente, não de um futuro longínquo

“Se não fizermos nada, há cidades na Europa que vão ficar submersas e outras que podem ficar sem água.” diz Selma Guerreiro, uma investigadora portuguesa da Universidade de Newcastle que coordenou um estudo inédito sobre alterações climáticas em 571 cidades europeias, (mais…)

“Uma só família humana, cuidar da casa comum” – tema da Semana Nacional da Cáritas Portuguesa

Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, foi entrevistado pela Agência Ecclesia, a propósito da Semana Nacional da Cáritas – 26 de fevereiro a 4 de março –, que este ano tem como tema “Uma só família humana, cuidar da casa comum”. Ao longo da entrevista, no seu habitual estilo directo, (mais…)

Boicote às palhinhas

A 3 de Fevereiro assinalou-se o Dia Internacional sem Palhinha. Alguns números podem ajudar a perceber porque se quer chamar a atenção para tal insignificância: uma palhinha serve em média durante uns quatro minutos e leva mais de 400 anos a degradar-se; na União Europeia, são consumidos 36,4 mil milhões de palhinhas por ano; em Portugal, cerca de mil milhões. (mais…)

Subscrever a nossa newsletter

Mantemos os seus dados privados e apenas partilharemos os seus dados com terceiros que sejam compatíveis com este funcionamento. Leia a nossa política de privacidade.

Arquivo