Ideias e factos

 

Não desistam: há muito que ainda podemos fazer pelo nosso planeta

Esta é a mensagem que Fiona Gell, que se dedica há mais de 20 anos à ciência marinha e preservação, quer fazer chegar, antes de mais, às crianças, que vêem constantemente notícias e documentários sobre o ambiente e as espécies ameaçadas que podem incutir nelas desespero. (mais…)

Mudanças climáticas: problema do presente, não de um futuro longínquo

“Se não fizermos nada, há cidades na Europa que vão ficar submersas e outras que podem ficar sem água.” diz Selma Guerreiro, uma investigadora portuguesa da Universidade de Newcastle que coordenou um estudo inédito sobre alterações climáticas em 571 cidades europeias, (mais…)

“Uma só família humana, cuidar da casa comum” – tema da Semana Nacional da Cáritas Portuguesa

Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, foi entrevistado pela Agência Ecclesia, a propósito da Semana Nacional da Cáritas – 26 de fevereiro a 4 de março –, que este ano tem como tema “Uma só família humana, cuidar da casa comum”. Ao longo da entrevista, no seu habitual estilo directo, (mais…)

Boicote às palhinhas

A 3 de Fevereiro assinalou-se o Dia Internacional sem Palhinha. Alguns números podem ajudar a perceber porque se quer chamar a atenção para tal insignificância: uma palhinha serve em média durante uns quatro minutos e leva mais de 400 anos a degradar-se; na União Europeia, são consumidos 36,4 mil milhões de palhinhas por ano; em Portugal, cerca de mil milhões. (mais…)

Ritmo das mudanças climáticas é ‘ameaça existencial para o planeta’

Segundo a Revista ihu on-line, “a agência meteorológica das Nações Unidas alertou para que a pressão contínua sobre o Ártico em 2017 terá ‘repercussões profundas e duradouras no nível do mar e nos padrões climáticos em outras partes do mundo’, (mais…)

Há que “encontrar novos conceitos de prosperidade”

“A sustentabilidade do planeta obriga-nos a encontrar novos conceitos de prosperidade.” São palavras de Filipe Duarte Santos, professor jubilado de Física da Universidade de Lisboa, que preside ao Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável e é (mais…)

Falta tempo ao futuro

“Falta tempo ao futuro” é o título de um artigo de opinião de Viriato Soromenho Marques (Diário de Notícias, 17 Janeiro 2018), a propósito dos primeiros episódios do documentário 2077 – 10 Segundos para o Futuro, a ser transmitido pela RTP. (mais…)

A rapariga que calou o mundo durante seis minutos

Severn Cullis-Suzuki continua a dedicar a sua vida à defesa do meio ambiente e das culturas, mas ficou conhecida em 1992 como “A rapariga que calou o mundo durante seis minutos”, quando discursou na Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro, (mais…)

Martin Rees: as ameaças vêm de nós próprios

O astrofísico Martin Rees, membro da Pontifícia Academia das Ciências, numa entrevista ao Público, a propósito do seu livro Para o Infinito – Horizontes da Ciência, recentemente editado em Portugal, falou de avanços da ciência que, sem controle, podem ser um perigo, (mais…)

Cinco bombas sobre a humanidade, um artigo de Anselmo Borges

[…] A ameaça maior para a Humanidade na actualidade tem que ver com o seu excesso de poder, de tal modo que, sem diálogo, sem uma mudança de paradigma, ela pode autoeliminar-se. Quais são essas cinco bombas e o seu risco? (mais…)

Subscrever a nossa newsletter

Mantemos os seus dados privados e apenas partilharemos os seus dados com terceiros que sejam compatíveis com este funcionamento. Leia a nossa política de privacidade.

Arquivo