Eco-Igrejas Portugal: um memorando de entendimento, um programa conjunto assumido pelas Igrejas e comunidades cristãs
A questão pelo cuidado da casa comum tem atravessado, nas últimas décadas, os programas e linhas de ação das Igrejas cristãs, assumindo uma crescente centralidade nas suas preocupações pastorais e um caráter também mais abrangente em ordem a uma ecologia verdadeiramente integral. O sucesso, em termos internacionais, de iniciativas que procuram sensibilizar, formar e envolver as comunidades cristãs neste caminho de conversão ecológica, como os Indicadores de Sustentabilidade desenvolvidos pela organização não governamental A Rocha no Reino Unido, ou os propostos pela Église Verte em França, motivou A Rocha Portugal a procurar algo de similar para o contexto português. O repto foi estendido às diferentes Igrejas cristãs, propondo desde logo esta preocupação pela casa comum como uma possibilidade de caminho colaborativo, de parceria, na partilha de recursos e de dons, fundada numa fé comum num Deus criador e na salvação que em Cristo atinge toda a Humanidade e toda a criação, e na busca de um testemunho que assim se torna mais forte e credível.
Aderiram ao repto o Conselho Português de Igrejas Cristãs (Copic), a Aliança Evangélica, o REDE Cuidar da Casa Comum e a Conferência Episcopal Portuguesa, além, obviamente, de A Rocha Portugal. Do trabalho conjunto saiu um Memorando de Entendimento, cuja assinatura oficial decorre no próximo dia 12 de junho de 2021, em Lisboa, por ocasião da celebração dos 50 anos do COPIC. Este documento pretende ser a base para o desenvolvimento do programa Eco-Igrejas Portugal, com vista à ecocertificação das comunidades cristãs, mas também a outras iniciativas ligadas à formação, ao aprofundamento bíblico-teológico, ou outras, sempre numa lógica de diálogo, de respeito e de acolhimento da diversidade de dons e carismas.
A REDE assume, também aqui, a sua vocação ecuménica, dispondo-se, com os restantes parceiros, ao alargar deste diálogo e parceria a outras Igrejas e comunidades cristãs, a outras tradições religiosas ou mesmo a entidades sem pertença confessional mas igualmente interessadas na promoção de uma ecologia integral, ao cuidado de toda a criação de Deus.
Mais informações:
- No Copic
- Em Igreja Viva 27maio2021
- Entrevista a Juan Ambrosio e João Luís Fontes sobre memorando
- Na Agência Ecclesia
- Conferência Episcopal Portuguesa é parceira do «memorando» para certificação verde de comunidades cristãs (atualizada) – Mai 21, 2021
- Igrejas cristãs em Portugal unem esforços para compromisso «verde» (c/vídeo) – Jun 7, 2021