O Movimento Graal partilha generosamente um texto que propõe à reflexão 12 tópicos muito actuais, com base num relatório coordenado por Maria de Lourdes Pintasilgo.
O texto apresenta 12 temas organizados a partir de extratos do livro Cuidar o Futuro – Um programa radical para viver melhor, Relatório da Comissão Independente sobre População e Qualidade de Vida, presidida por Maria de Lourdes Pintasilgo, 1998.
A 2.ª edição, em português, com prefácio de Viriato Soromenho-Marques, está disponível na Fundação Cuidar o Futuro.
Pode-se ler e descarregar o texto aqui. Das “pistas” que nos dá, destacamos esta:
O desafio ecológico: respeitar os limites de capacidade de carga da Terra
Desde o princípio, a Natureza foi considerada como um bem gratuito e inesgotável. As consequências da depredação ecológica afetam o mundo inteiro, mesmo os países ainda na sua fase agrária. A responsabilidade do mundo industrializado, particularmente das sociedades muito desenvolvidas, é incontestável.
Aventurarmo-nos na definição de um novo paradigma capaz de reger o equilíbrio entre a Natureza e os seres humanos, é o desafio ecológico que se nos põe hoje e que implica um novo passo no conhecimento humano. Estamos no meio de um período que se pode qualificar de “transição ecológica” ao passarmos da noção de uma Natureza sempre renovável (e de uma confiança ingénua na sua permanência) para a revolta da própria natureza contra a sobreexploração dos seus recursos, da sua pureza e da sua beleza.