Documentação

Discurso do Papa aos empresários do sector da energia

O papa Francisco foi muito directo e incisivo nas palavras que dirigiu, no dia 9 de Junho, aos dirigentes de empresas do sector da energia, reunidos em Roma no simpósio “Transição energética e cuidado da casa comum”. Reconhece que é necessária uma “enorme quantidade de energia para todos”, mas logo acrescenta: (mais…)

Mensagem do papa Francisco ao patriarca Bartolomeu, Junho 2018

Na mensagem dirigida pelo Papa ao patriarca ortodoxo Bartolomeu I, por ocasião do simpósio ecológico internacional realizado em Atenas de 5 a 8 de Junho – “Toward a Greener Attica: Preserving the Planet and Protecting its People” –, Francisco retoma a preocupação já expressa na Laudato Si’: “Podemos estar a condenar as gerações futuras a uma casa comum em ruínas” (cf. LS 160). (mais…)

Para Oração dos Fiéis – 2

Nestas duas sugestões as intenções têm muito presente a conversão à ecologia integral, abrangendo o meio físico, mas também o social, a economia, a justiça e a paz, a espiritualidade.

Uma ecologia integral segundo Teilhard de Chardin

Ecologia integral é, sem dúvida, um conceito mais profundo e abrangente do que aquele que, em geral, temos em mente ao referir, a torto e a direito, “ecologia”. O Papa, na carta encíclica Laudato Si’, desafia-nos a ir mais longe e abarcando toda a Criação. (mais…)

“Espiritualidade bíblica da criação para uma ecologia integral: desafios da Laudato Si’”

Este título já indica a abordagem e abrangência do artigo que o padre Armindo dos Santos Vaz, membro da Comissão de Apoio Teológico e Científico, nos oferece, numa linguagem acessível e que prende a atenção da primeira à última página. (mais…)

Sugestões para a Oração dos Fiéis das missas dominicais

Estas orações – partilhadas por Maria José Mello Antunes e Maria Fortunata Dourado, membros da rede Cuidar da Casa Comum – exprimem louvor e prece, intenções que se vêm tornando mais presentes no caminho de conversão ecológica.

Da outra ponta da casa…

Podemos dizer assim, já que a Terra é a nossa casa comum e é do outro lado do Planeta que chegam vozes consonantes, mais propriamente da Austrália e da Nova Zelândia: (mais…)

O nosso proceder na casa comum

Uma meditação sobre temas transversais da Laudato Si’ – eis uma proposta, que podemos dizer “irrecusável”, para aprofundar o sentido e consequência para nós da Laudato Si’. (mais…)

Subscrever a nossa newsletter

Mantemos os seus dados privados e apenas partilharemos os seus dados com terceiros que sejam compatíveis com este funcionamento. Leia a nossa política de privacidade.

Arquivo