5 de Junho é Dia mundial do Ambiente e, em 2020, o tema escolhido é a biodiversidade, com o lema “Tempo para a Natureza”.
Criado pela ONU em 1972, este ano a comemoração, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente e com apoio do governo alemão, tem sede na Colômbia, país onde se encontra cerca de 10 por cento da biodiversidade do planeta.
A ONU chama a atenção para o facto de os últimos meses terem mostrado com clareza a ligação entre humanos e natureza. Em relação à quantidade assombrosa – cerca de um milhão – de espécies em sério risco de desaparecerem, as Nações Unidas recomendam veementemente uma utilização mais segura de químicos e pesticidas.
Atendendo a que os países lusófonos, todos banhados por oceanos, e com florestas, com destaque especial para a Amazónia brasileira, possuem grande biodiversidade, a ONU News preparou um vídeo em língua portuguesa, sobre protecção do meio ambiente.
António Guterres, o secretário-geral, fala directamente num outro vídeo (este com legendas em português). Diz que se cuida da humanidade cuidando da natureza e que há que repensar os padrões de consumo. Apela a que se preservem os espaços selvagens que subsistem, preservando os habitats de muitas espécies ameaçadas e investindo num futuro verde e resiliente. «É tempo para a natureza», conclui.
Também começa este ano a Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas (2021-2030), que tem como objectivo incentivar a recuperação dos ecossistemas degradados e destruídos, no âmbito do combate à crise climática.
Outras fontes:
https://www.wilder.pt/historias/dia-mundial-do-ambiente-2020-sera-dedicado-a-biodiversidade/