A Comissão Episcopal da Pastoral Social emitiu uma nota  a propósito do Dia de Oração pela Criação, em que põe no topo a Amazónia.

 

A Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana fez sair uma nota alusiva ao Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, em que destaca primeiramente a situação catastrófica da Amazónia, citando as palavras do Papa aos fiéis reunidos na Praça de S. Pedro no domingo passado.

Os bispos portugueses mostram-se bem impressionados pelo trabalho preparatório que vem sendo feito para o próximo Sínodo sobre a Amazónia e acrescentam: «Unidos aos nossos irmãos Bispos do Brasil (CNBB) e de toda a América Latina (CELAM), também nós afirmamos: “Se a Amazónia sofre, o mundo sofre”.»

Em relação a Portugal salientam o problema dos fogos e a diminuição da água e recomendam prudência, antes de concluir:

A Comissão Episcopal de Pastoral Social e Mobilidade Humana convida todas as comunidades cristãs a dar graças a Deus pela Criação e a pedir ao Criador a conversão dos nossos corações e a dos corações daqueles de quem dependem as efetivas mudanças nas políticas públicas que têm tido estas «dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo» (LS, 13).

 

Share