A Comissão Episcopal da Pastoral Social emitiu uma nota a propósito do Dia de Oração pela Criação, em que põe no topo a Amazónia.
A Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana fez sair uma nota alusiva ao Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, em que destaca primeiramente a situação catastrófica da Amazónia, citando as palavras do Papa aos fiéis reunidos na Praça de S. Pedro no domingo passado.
Os bispos portugueses mostram-se bem impressionados pelo trabalho preparatório que vem sendo feito para o próximo Sínodo sobre a Amazónia e acrescentam: «Unidos aos nossos irmãos Bispos do Brasil (CNBB) e de toda a América Latina (CELAM), também nós afirmamos: “Se a Amazónia sofre, o mundo sofre”.»
Em relação a Portugal salientam o problema dos fogos e a diminuição da água e recomendam prudência, antes de concluir:
A Comissão Episcopal de Pastoral Social e Mobilidade Humana convida todas as comunidades cristãs a dar graças a Deus pela Criação e a pedir ao Criador a conversão dos nossos corações e a dos corações daqueles de quem dependem as efetivas mudanças nas políticas públicas que têm tido estas «dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo» (LS, 13).