Filipe Duarte Santos mostra que temos de lidar agora com cinco crises que estão inter-relacionadas e apela à cooperação entre todos os países.

 

A crise da pandemia covid-19 veio juntar-se a outras duas crises globais que já estávamos a viver:  a crise ambiental e a crise climática. A estas somam-se mais duas tendências de natureza socioeconómica: a crise das desigualdades socioeconómicas; e a crise global da dívida pública e privada. Estas são as cinco frentes a exigir resposta, segundo Filipe Duarte Santos, professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, num texto de opinião no Público (26 Maio 2020).

As cinco crises estão fortemente relacionadas e algumas são interdependentes, explica o professor, que diz que «é uma oportunidade única de intervenção, que nos deve redobrar o ânimo e o empenhamento», defendendo valores essenciais que fazem parte da cultura do Ocidente. Para problemas globais é preciso «a cooperação ativa de todos os países para encontrar vias de solução», defende. Reconhece que «há muitas pessoas através do mundo que estão empenhadas em construir a partir daqui um mundo mais sustentável», mas interroga-se se isso é possível e quais as soluções.

Artigo completo aqui.

 

Share